14/08/2008 12h31 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Servidores do Iema participam de oficinas educativas

Os servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estão participando de oficinas sobre Consumo Responsável e Comércio Justo. Os encontros, que tiveram início nesta quinta-feira (14) e prosseguem até o próximo dia 21, fazem parte do programa do Governo do Estado Coleta Seletiva Solidária e Consumo Responsável.

O objetivo, segundo os coordenadores do programa, é envolver todos os servidores do órgão no projeto, não só fazendo a separação dos resíduos para a reciclagem, mas também reduzindo o consumo.

“A reciclagem é uma das ações importantes para dar um destino ambientalmente sustentável aos resíduos. No entanto, queremos ir além e pensar no consumismo, na real necessidade de consumirmos e, conseqüentemente, de gerar resíduos”, ressalta a coordenadora do projeto e gerente de educação do Iema, Livia Mattos.

As oficinas estão sendo ministradas pela técnica do Iema Anna Claudia Tristão Lessa, que recebeu uma capacitação do Banco Mundial. Os encontros contam com dinâmicas diversas como jogos, projeções de filmes e reflexões sobre a questão do consumo na sociedade atual.

Ainda como parte desse treinamento, no dia 05 de setembro será realizada uma palestra para os servidores em torno do mesmo tema das oficinas, com a educadora ambiental Ana Flávia Borges Badue.

Coleta Seletiva Solidária

O programa prevê a separação de resíduos e destinação para associações de catadores. Além disso, incentiva o consumo responsável. A separação dos resíduos é feita em função do que os catadores terão possibilidade de reciclar. Nos recipientes de lixo seco, por exemplo, são depositados os materiais que podem ser reaproveitados e que podem voltar para a cadeia produtiva, tendo um valor comercial.

Alguns resíduos que poderiam ser considerados secos – mas que ainda não são reaproveitados na cadeia produtiva – são destinados a recipientes de lixo úmido no Iema. Esse é o caso do papel de fax, que por não haver tecnologia para a sua reciclagem, é depositado junto com o lixo úmido e destinado aos aterros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa Seama / Iema
Tels: 3136-3491 / 9972-4492
E-mail: comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard