06/07/2006 06h41 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Seminário sobre resíduos sólidos debate econegócio e desenvolvimento sustentável em Vitória

Os resíduos sólidos podem ser encarados como lixo ou como um subproduto, dependendo do uso que se faz desse material. Para debater o tema, será realizado em Vitória, entre os dias 12 e 14 de julho, o “II Seminário Nacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.

Durante o evento, que acontece no Hotel Senac Ilha do Boi, serão discutidos diversos temas fundamentais para o entendimento da questão, como: políticas públicas já existentes no Brasil; trabalhos técnicos que são exemplos no setor, como o projeto de reaproveitamento de óleo de cozinha; reciclagem; e o papel dos catadores na gestão integrada de resíduos.

Além disso, o encontro pretende enfocar alternativas para utilização de resíduos como matéria-prima, a troca de informações sobre pesquisas no assunto, geração de negócios, democratização e acesso à informação, entre outros. O evento é realizado pelo Instituo Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Sebrae-ES e o Instituto Ideias. O encontro é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas em um link no site do Iema.

Resíduos

No Brasil são produzidas cerca de 240 toneladas de resíduos sólidos por dia. Desse total, o que é reciclado não chega a 5%. E ainda, 59% do total são dispostos de forma inadequada nos já conhecidos lixões, o que acaba contaminando seu entorno, ou seja, solo e rios, além de muitas vezes provocar doenças em quem os manuseia de forma incorreta.

Segundo dados do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, estima-se que o País conte atualmente com cerca de 300 mil catadores. O Espírito Santo não apresenta uma realidade muito diferente, já que os números do setor apontam que, em 2005, dos 56 municípios capixabas vistoriados pelo Iema no período, 43 destinavam esse material para lixões.

Reciclagem

Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores adultas, em média. A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de uma tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia. Com 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e há uma redução de 10% no consumo de água.

Assessoria de Comunicação / Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 / 3136-3495.
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br

Coordenador da comissão do Iema