11/07/2007 05h47 - Atualizado em 05/10/2016 11h20

Seminário Regional de Aqüicultura (Seraqui)

Com ênfase na piscicultura, o Seminário Regional de Aqüicultura (Seraqui) será realizado nesta sexta-feira (13), em Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo é promover o intercâmbio de informações e de experiências por meio do repasse de novas tecnologias de produção e a integração da cadeia produtiva. O evento contará com palestras, painéis e debates com a participação de especialistas do setor de renome estadual e nacional, entre eles o diretor de Desenvolvimento da Aqüicultura da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), Felipe Matias; e de técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A primeira edição do Seraqui também apresentará as Experiências de Sucesso de piscicultores integrados à Associação Capixaba de Aqüicultores (ACA) e da Associação de Pescadores da Lagoa do Juara (APLJ), com a produção comercial da tilápia no Programa Peixe na Mesa, ação realizada pelo Sebrae-ES, sob a execução técnica do Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio Ambiente (CTA).

Promovido pela Prefeitura Cachoeiro de Itapemirim e a ACA, o evento será realizado no auditório do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) de Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 8h30. Informações pelos telefones (27) 3521-1385/3521-1963.

Mercardo da Tilápia
A piscicultura tem sido uma alternativa de diversificação das fontes de renda de pequenas e médias propriedades rurais das regiões Centro, Sul e Serrana do Estado. Nos últimos dois anos houve um crescimento de 50% de produtores dispostos a desenvolver a tilapicultura. A atividade tem atraído o interesse de prefeituras e também de produtores que têm visto na atividade uma oportunidade de negócios. Segundo dados do CTA, cerca de 20 propriedades são visitadas por mês com a proposta de desenvolver comercialmente o cultivo da tilápia. São inúmeras as vantagens financeiras na comercialização do peixe. O retorno do investimento é realizado em um período curto, entre o primeiro e o segundo ciclo de cultivo. Além disso, o mercado nunca remunerou tão bem o peixe in-natura e o filé da tilápia.

Atualmente, o Programa de Piscicultura Intensiva Peixe na Mesa, iniciativa desenvolvida pelo Sebrae-ES, desde 1999, sob a execução técnica do CTA, atende a nove municípios – Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Brejetuba, Marechal Floriano, Ibatiba, Iúna, Castelo, Afonso Cláudio e Guaçuí. A expectativa é que nesta safra as 40 propriedades beneficiadas pelo Programa façam a despesca de mais de 130 toneladas de peixe, entre abril e setembro deste ano. A produção já superou, até agora, os números do ano passado em mais de 50%. A comercialização do peixe em filé é destinada ao mercado capixaba.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Luana Rebouças
Tels: (27) 3136-3491 / 9972-4492
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br

Centro de Tecnologia em Aqüicultura e
Geovana Florinda
Meio Ambiente (CTA)
Tel: 3345-4222
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard