11/04/2014 14h03 - Atualizado em 05/10/2016 12h17

Seama conclui estudos e doa veículos para recuperar o Rio Mangaraí

O imageamento - imagens de alta resolução obtidas por fotos aéreas- da microbacia do Rio Mangaraí, afluente da bacia do Rio Santa Maria da Vitória, e os dois veículos que serão utilizados em atividades de recuperação da região foram apresentados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) na manhã desta sexta-feira (11). Na ocasião, também foi apresentado os dados atuais do Modelo Hidrometeorológico do Estado.

“Estamos apresentando um modelo que permite identificar nossas falhas e apontar o que precisamos construir. Mais que isso, ele permite aperfeiçoar o uso dos recursos empregados nas ações em prol dos recursos hídricos. Por isso, é importante construirmos uma base de informações sólidas e, mais importante ainda, integrar esta base entre as pastas do Governo”, comentou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Diane Rangel.

“Este é um projeto que não só abrange o reflorestamento e abastecimento, mas também inclui produção, ambiente e o valor social. Afinal, visamos dar mais qualidade para as famílias que será beneficiadas. Estamos todos unidos e empenhados, pois sabemos da importância e grandeza do projeto. As entregas irão possibilitar um melhor desempenho no trabalho das equipes e o resultado será de grande valia para sociedade, para todos os órgãos ligados”, disse Maxwel Assis de Souza, diretor-presidente do Incaper.

Imageamento

As imagens aéreas são referentes ao ano de 2013 e possuem escala de 1/10.000. O pacote de dados inclui informações sobre altimetria e hidrografia da região, além do mapeamento do uso do solo, que identifica e quantifica 25 tipologias de uso do solo (áreas de pastagens, matas e culturas agrícolas).

Até o mês de julho deste ano, está prevista a apresentação do Imageamento do Uso do Solo de todo o território do Espírito Santo, um investimento da ordem de R$ 3,6 milhões e que está sendo realizado por meio do Programa Reflorestar, coordenado pela Seama.

Modelo Hidrometeorológico

Para o Modelo Hidrometeorológico foram destinados US$ 400 mil. “Este sistema irá simular diversos cenários em todo o Estado, assim como identificar áreas prioritárias para recuperação florestal em função da importância que possuem para a melhoria da qualidade e aumento da quantidade de água de determinada bacia hidrográfica. Por meio dele, também será possível identificar áreas relevantes para a conservação ambiental dentre outras funcionalidades”, afirmou o coordenador do Programa Reflorestar, Marcos Sossai.

Durante o evento, foram apresentados os dados parciais obtidos até o momento. O produto final tem previsão de ser entregue em julho de 2014. Os investimentos para sua execução são provenientes do Projeto Florestas para a Vida, com recursos do Fundo Global de Meio Ambiente (GEF), tendo como executor o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Seama como coordenadora e o Banco Mundial como agente implementador.

Recuperação do Mangaraí

Os trabalhos de recuperação da microbacia são componentes do Programa de Gestão das Águas e Paisagem, uma parceria que envolve o Incaper, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), as associações de produtores, a Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina, a Seama e a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O programa visa a melhorar a gestão sustentável dos recursos hídricos e aumentar o acesso da população ao saneamento básico, assim como proporcionar o uso racional dos solos.

Os investimentos em recursos hídricos irão priorizar municípios da Região do Caparaó e localizados nas bacias dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu, responsáveis pelo abastecimento de água na Grande Vitória.

As ações que serão aplicadas na microbacia do Mangaraí, que soma aproximadamente 18,3 mil hectares, tem como obtivo testar a aplicação de atividades integradas de gestão da paisagem para que futuramente as mesmas possam ser replicadas em outras bacias do Estado.

O Rio Mangaraí é um dos principais afluentes do Rio Santa Maria da Vitória que, por sua vez, é responsável pelo abastecimento de água em grande parte da Região Metropolitana de Vitória. A bacia hidrográfica do Rio Mangaraí totaliza 18,3 mil hectares, localizada nos municípios de Santa Leopoldina e Cariacica, com respectivamente 87% e 13%.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
Imprensa:
Amanda Amaral – (27) 99977-1012