07/05/2012 11h37 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Projeto Ecoar inicia a capacitação de gestores e docentes em Castelo

Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar) realiza desta segunda-feira (7) até sexta-feira (11) o primeiro curso de capacitação da Ecoárea Itabira-Forno Grande, que engloba os municípios de Castelo, Cachoeiro do Itapemirim, Vargem Alta, Iconha e Rio Novo do Sul. A atividade é promovida pela gerência de Educação Ambiental (GEA) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Participam da capacitação os docentes da rede de ensino municipal e membros do Grupo de Sustentabilidade (GS), formado por gestores das secretarias de Educação, Agricultura, Saúde e Meio Ambiente.

Durante a semana serão realizadas atividades em grupo, palestras, trilhas monitoradas, danças circulares, oficinas de arteterapia entre outras.

O projeto Ecoar está na sua terceira fase, que é denominada como Grupo Monumentos e está sendo executada pelo Instituto Ecos, com o patrocínio da ArcelorMittal. Esta fase irá contemplar outras três Ecoáreas ao longo do ano.

Projeto Ecoar

O Ecoar promove ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente nas regiões do interior do Estado, e para o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental. O público-alvo são gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação dos municípios envolvidos e professores de escolas públicas.

Até o momento, o Ecoar contemplou gestores e professores de 45 municípios. Também foram promovidos cursos, whokshops e seminários com a participação de 90 escolas municipais, envolvendo 18.198 alunos.

Neste ano, o projeto está na terceira fase, capacitando o Grupo Monumentos, que é formado por quatro Ecoáreas: Serra das Torres, Itabira-Forno Grande, Caparaó Sul e Caparaó das Águas.

O Grupo Corredores, que também possui cinco Ecoáreas, recebeu a capacitação durante a primeira fase do projeto, em 2009 e 2010. Em 2011, foi realizada a segunda fase do Ecoar, em parceria com a ArcelorMittal e o Instituto Ecos. A previsão é de que os municípios da Grande Vitória sejam capacitados a partir de 2013.

O objetivo é incentivar a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs), e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de UCs, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral
(27) 3636-2591/ 9977-1012
Texto: Vil Rangel.
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard