07/06/2012 07h28 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Projeto de restauração das dunas de Itaúnas inicia nova fase

A nova fase do projeto de restauração das dunas do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, terá início na próxima segunda-feira (11). O plantio de mudas de espécies nativas da mata atlântica na unidade é uma realização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O projeto, que está em sua segunda fase, tem como objetivo recuperar a vegetação de restinga, queimada após um incêndio ocorrido em 2007. A previsão é de que uma área de aproximadamente 1,5 hectares seja recuperada, assim como ocorreu durante a primeira etapa.

Uma cerca quebra-vento já foi construída para reduzir a ação do vento sobre os plantios. Com a mesma finalidade, serão plantados exemplares de capim Vetiveria zizanioides, pois suas raízes irão auxiliar na fixação dos grãos de areia.

Outra técnica consiste na utilização de polímero de acrilamida (hidrogel), que ajuda na absorção da água e evita o impacto causado na vegetação pelo excesso de sol. Além disso, as covas das mudas são cercadas com cocos secos para conservar a umidade. A área que será restaurada receberá monitoramento por dois anos.

A maioria dos recursos necessários como mão de obra, material para construção da cerca e insumos, são oriundos da conversão de multas e de condicionantes ambientais de licenças emitidas pelo Iema.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral (27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Vil Rangel.
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard