10/10/2013 15h09 - Atualizado em 05/10/2016 12h15

Programa Reflorestar é apresentado a produtores rurais em Vargem Alta

Os produtores rurais de Vargem Alta tiveram a oportunidade de conhecer práticas de uso do solo mais amigáveis ao meio ambiente, nesta quinta-feira (10), durante a apresentação do Programa Reflorestar n município. Os proprietários que desejarem aderir à iniciativa do Governo do Estado podem realizar o cadastro online no site www.programareflorestar.com.br.

A necessidade de haver uma mudança de hábitos entre os cidadãos e uma maior conscientização ambiental foram ressaltadas pelo subsecretário de Estado do Meio Ambiente, Fábio Ahnert, que participou do evento.

“É possível, sim, realizar a produção agrícola em harmonia com a conservação ambiental. Este é um programa do Governo do Estado, mas que depende do apoio do produtor rural, importantíssimo para que no campo a gente possa mostrar que existem práticas sustentáveis”, explicou.

O objetivo principal do Programa Reflorestar é garantir a disponibilidade de água, a conservação do solo e da biodiversidade, criando oportunidade de renda para os produtores rurais. Sua principal ferramenta de estímulo é o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA).

O prefeito João Bosco ressaltou que o município tem investido na área ambiental e que a chegada do Programa Reflorestar será importante para manutenção e preservação das florestas na região.

“Vargem Alta terá uma das maiores Reservas do Patrimônio Natural do Estado, em Monte Verde e Caetés. Será formado um corredor entre Pedra Azul e Forno Grande com esta reserva, o que dará ainda mais visibilidade ao município”, disse.

Também participaram do evento o gerente de Qualidade Ambiental do Iema, Mário Louzada, autoridades municipais e estaduais, representantes de sindicatos de agricultores, entre outros.

O Reflorestar é um programa estruturante do Governo do Espírito Santo, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), com execução do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e participação da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), por meio do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

Conta ainda com a parceria da sociedade civil organizada por meio da TNC – The Nature Conservation e do IBIO – Instituto Bioatlântica, entre outras ONGs, e apoio de movimentos de pequenos produtores e agricultores, sindicatos de produtores rurais e do Movimento Sem Terra.

Comunicação Seama/Iema:
Amanda Amaral – (27) 3636-2591/9977-1012