01/08/2013 13h20 - Atualizado em 05/10/2016 12h14

Pescadores discutem o zoneamento marinho da APA de Setiba

A Câmara Técnica do Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba dá início, nesta quinta-feira (01), a uma série de reuniões para elaboração das propostas de adequação do zoneamento e definição das normas de uso da porção marinha da Unidade de Conservação (UC), localizada em Guarapari. O evento começa às 18 horas e será realizado na sede do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha.

Para elaborar as propostas de ações para o ordenamento da APA de Setiba foi feito um estudo de caracterização da pesca e do turismo no local. Aproximadamente 350 pescadores de cinco comunidades atuam na área que abrange a UC.

Eles já receberam uma apostila com os resultados dos estudos que orientarão as discussões das reuniões, nas quais será elaborada, discutida e definida uma proposta de zoneamento marinho.

“Após ser elaborado pela Câmara Técnica, o documento será discutido com cada uma das comunidades pesqueiras para que todos os envolvidos com a atividade na região tenham oportunidade de contribuir com sugestões”, disse a bióloga da Coordenação de Áreas Protegidas, Sandra Ribeiro.

A proposta final será aprovada, por meio de votação, pelo Conselho Consultivo da APA, composto por lideranças pesqueiras (Una e Perocão) e mais 25 instituições, representadas paritariamente pela sociedade civil organizada e poder público.

As APAs possuem características ambientais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar humano e, por isso, as atividades realizadas nestas áreas como banhos, práticas de esportes e pesca precisam ser ordenadas a fim de garantir o uso sustentável dos recursos naturais.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume