10/12/2013 08h08 - Atualizado em 05/10/2016 12h16

Passeios de bicicletas em reservas biológicas põem em risco fauna e flora dos locais

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vem recebendo nos últimos meses diversas denúncias a respeito da prática de ciclismo em unidades de conservação da Grande Vitória, como o Parque Paulo César Vinha, em Guarapari, e, principalmente, a Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica.

O problema não é recente, já que muitos desses ciclistas registram os passeios em vídeos e, em uma consulta rápida no YouTube, podem ser encontradas diversas gravações. Porém, explica Joseany Trarbach, coordenadora de Áreas Protegidas do Iema, o ciclismo nestas unidades põe em risco a fauna e a flora do local, pois os espaços ainda não estão preparados para esse tipo de esporte.

A solicitação do Iema é de que estes ciclistas respeitem a sinalização que proíbe o uso de bicicletas principalmente nas reservas biológicas, já que as áreas são de proteção permanente e a persistência nessa prática pode resultar em crime ambiental.

Por outro lado, a secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel, informa que existem projetos do Governo do Estado “para ampliar a utilização dos parques e torná-los aptos a uma série de atividades, garantindo o uso sustentável das unidades de conservação”, explica.

Informações à Imprensa:
SEAMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
27 3636- 2591 / 27 3636-2592
Imprensa: Amanda Amaral | Flavio de Almeida Santos (27) 9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard