25/01/2012 12h44 - Atualizado em 05/10/2016 12h04

Parques Estaduais oferecem passeios com paisagens paradisíacas

Para que os visitantes não percam a oportunidade de conhecer belos locais do Espírito Santo durante as férias, os Parques Estaduais gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) oferecem trilhas monitoradas com horários especiais. Durante os passeios, cenários que incluem: praias pouco freqüentadas; grandes cachoeiras; piscinas naturais esculpidas pela ação do tempo; e formações rochosas gigantes.


No Parque Estadual de Itaúnas, localizado em Conceição da Barra, um dos locais mais procurados por quem deseja tranqüilidade é a Praia Riacho Doce, famosa em todo o Brasil por ser considerada ainda pouco explorada. O curso d’água com águas mornas é um convite para as famílias, que podem aproveitar o mar para se refrescarem.


Amanda Amaral

A Praia do Riacho Doce ganhou fama no Brasil por ter águas mornas e ser um local tranqüilo.



Durante a Temporada de Verão, há passeios guiados pela Trilha dos Pescadores que levam às ruínas da antiga Vila de Itaúnas soterrada pela areia. As saídas acontecem às sextas-feiras, sábados e domingos, às 8h30min e às 17 horas. Nesta época do ano, o por do sol é um convite para os visitantes emendarem o passeio até as dunas.


Leonardo Merçon

Dunas de Itaúnas





Cacá Lima

É possível tomar banho nas piscinas naturais do Parque da Pedra Azul.



Já no Parque Estadual de Pedra Azul, Domingos Martins, os freqüentadores podem conferir as piscinas naturais, que estão liberadas para banho, exceto para crianças menores de sete anos, devido a sua profundidade. Para realizar a trilha que dá acesso ao lugar é necessário realizar uma pequena escalada.


Cacá Lima

A pedra que remete a imagem de um lagarto agarrado à Pedra Azul é símbolo do Parque.





O mirante do Parque Estadual Paulo César Vinha oferece a vista das Três Ilhas, assim como da Lagoa de Caraís, também conhecida como Lagoa da Coca-cola. Ela possui uma coloração escura devido à decomposição de materiais orgânicos das plantas que se localizam em seu entorno e na área de alagado. Em alguns períodos do ano, principalmente quando a lagoa está cheia em função das chuvas, seu encontro com o mar rende um belo cenário.


Lauro Narciso

Encontroa da Lagoa de Caraís com o mar.




Com 144 metros de altura, uma das quedas d’água mais populares do Espírito Santo, a Cachoeira da Fumaça em Alegre, está localizada em um Parque Estadual que leva seu nome. É uma ótima opção para o banho depois da caminhada pela Trilha do Córrego da Graminha. Seu volume de água aumentou após as chuvas de janeiro e até mesmo quem está às suas margens pode matar o calor com os respingos da cascata.


Cacá Lima

A Cachoeira da Fumaça possui 144 metros.




Temporada de Verão

A Temporada de Verão nos Parques Estaduais é promovida todos os anos pelo Iema e integra, também, a programação da Temporada de Verão 2012 do Governo do Estado. Além de trilhas autoguiadas e monitoradas, são oferecidas atividades de recreação e de Educação Ambiental como oficinas, exposições de livros com temática ambiental, gincana, concurso de fotografia, brincadeiras como corrida do saco, entre outras.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Amanda Amaral e Vil Rangel
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard