18/03/2013 11h33 - Atualizado em 05/10/2016 12h10

Parque Paulo Cesar Vinha comemora Dia Mundial da Água com 800 estudantes

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o Parque Estadual Paulo César Vinha, gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), está promovendo o projeto “Valorize Cada Gota!” em cinco escolas localizadas em seu entorno. As atividades foram iniciadas nesta segunda (18) e seguirão até sexta-feira (22).

O projeto “Valorize cada gota!” tem como objetivo sensibilizar professores e alunos das instituições de ensino quanto à preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, seu ciclo e sua importância para a vida, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos conscientes, que adotem, em suas atitudes cotidianas, medidas de valorização da água.

Nesta segunda (18), as atividades estão sendo realizadas na E.M.P.E.F Campo Grande. Na terça (19), será a vez da escola EMEP Otávio Pinto Ribeiro receber as ações. Alunos e professores da EEEF Celita Garcia receberão os educadores ambientais nesta quarta-feira (20). Na quinta (21), a ação será na EMEIF Eugênio Deoclésio Borges e na sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, a comemoração será na EMEF João Batista Celestino. As atividades acontecem sempre de manhã e à tarde. No total, participarão aproximadamente 800 estudantes.

Para os alunos de 1ª a 4ª série, há contação de histórias, apresentação de peças teatrais e palestras sobre a importância da água.

Sobre o Parque Paulo Cesar Vinha

Abrigando uma das mais ricas áreas de restinga ainda preservadas no Espírito Santo, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, localizado em Guarapari, é parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e é uma das regiões de extrema importância biológica e prioritária para a conservação. Criado em 05 de junho de 1990, pelo Decreto Estadual No 2.993-N, tem como principal o objetivo resguardar um exuberante ecossistema de restinga, constituído por uma variedade de ambientes naturais, como praias, costões rochosos, lagoas, alagados, dunas, matas de palmeiras, mata seca de restinga, formações abertas de clúsias e ericáceas, que formam um imenso mosaico de diferentes formações vegetais.
O parque é formado por aproximadamente 1.500 hectares e circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba,que protege o arquipélago das Três Ilhas, além de praias, florestas de tabuleiros, rios e manguezais.
Em geral, os moradores do entorno são pequenos proprietários de terra e pescadores. As comunidades escolares são muito pró-ativas na participação de eventos ambientais propostos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci
(27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com
www.meioambiente.es.gov.br
Texto: Beatriz Fontana
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard