03/09/2010 15h14 - Atualizado em 05/10/2016 11h55

Parque Estadual da Pedra Azul fechado devido à estiagem

O Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, não estará aberto ao público a partir deste sábado (05). A unidade permanece fechada, inclusive, no feriado de terça-feira (07), Dia da Independência, sem previsão para retornar suas atividades.

O motivo é a pouca oferta de chuvas e a baixa umidade do ar, pois a falta de água e a seca da vegetação às margens das trilhas potencializam focos de incêndio.

O acesso já estava restrito desde segunda-feira (31), quando os técnicos da unidade avaliavam a situação. De acordo com o gestor do Parque, Leonardo Brioschi, o funcionamento da unidade está relacionado com as condições climatológicas na região. “Vamos esperar o fim da estiagem para voltar a receber visitantes. Toda a equipe está de prontidão, em alerta a possíveis novos focos de incêndio para realizarmos a primeiro “ataque” ao fogo e, se possível, combatê-los como temos feito”, explicou.

Parques Estaduais

Os demais Parques Estaduais gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos estarão funcionando normalmente durante o feriado prolongado.

Localizado em Conceição da Barra, o Parque Estadual de Itaúnas (PEI), é uma das sugestões para quem gosta de praias e ao mesmo tempo curte caminhar por trilhas ecológicas. Além das dunas, a unidade abriga também sítios arqueológicos.

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari, é outra opção para quem quer aproveitar o sol para um bom banho de mar ou na lagoa de Caraís, principal atração da unidade. No local, há uma trilha que leva a um mirante onde é possível contemplar a vegetação de restinga e as dunas da região.

Para os que preferem aproveitar uma cacho eira, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), no município de Alegre, leva o nome da queda d’água de 144 metros localizada na área da unidade.

Constituído por relevo montanhoso, no Parque Estadual de Forno Grande (PEFG), em Castelo, os visitantes contemplam belíssimas paisagens da Região Serrana do Estado como recompensa ao percorrer as trilhas da unidade.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3495/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard