08/05/2008 11h39 - Atualizado em 05/10/2016 11h23

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça terá sua área expandida

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre, terá sua área expandida. A proposta de estender os limites do parque já foi aprovada em um consulta pública promovida recentemente pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), da qual participaram os moradores do entorno dessa Unidade de Conservação.

As novas áreas incorporadas são de pastagens e de mata. Elas serão desapropriadas e anexadas ao Parque. Um dos objetivos da expansão é fomentar a atividade turística, uma vez que a própria cachoeira – que dá nome ao parque – fica nessas áreas a serem integradas.

Com uma queda d’água de 144 metros, a Cachoeira da Fumaça ganhou esse nome pela neblina que se forma no impacto da água com as pedras localizadas em sua base e que se espalha pela sua vegetação.

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça foi criado por meio do Decreto nº 2.791-E (24 de agosto de 1984) e complementado pelo Decreto nº 4.568-E (21 de setembro de 1990).

O Parque é um importante ponto turístico da região, e muito procurado nos fins de semana para banhos e piqueniques. Além disso, oferece condições para churrasco e camping, com sanitários e luz elétrica. Essa Unidade de Conservação fica na divisa de dois municípios capixabas: Ibitirama e Alegre.

Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Tels.: 3136-3444 / 9972-4492