12/11/2007 13h57 - Atualizado em 05/10/2016 11h21

Navio Victory 8B será tema de seminário em Vitória neste mês

Qual a melhor metodologia para monitorar um Recife Artificial Marinho (RAM)? A resposta para essa pergunta deverá ser debatida no I Workshop Estadual de Recifes Artificiais Marinho. O evento acontece no dia 30 de novembro no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

O encontro visa promover o intercâmbio de experiências envolvendo a prática de monitoramento de Recife Artificial Marinho (RAM) em especial do Victory 8B, considerado como referência para os demais recifes da América Latina.

Durante o Workshop, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apresenta os resultados do monitoramento do RAM Victory 8B. Os dados do Instituto mostram que a embarcação encontra-se totalmente estabilizada, com um alto índice de colonização marinha - tanto de fauna como de flora - e no mar não há qualquer vestígio de poluição gerada pelo seu afundamento controlado.

Ainda serão discutidos no encontro, temas como impacto ambiental, qualidade da água, espécies invasoras, benefícios e incrementos na biodiversidade proporcionados pelos Recifes Artificiais. O evento conta com especialistas de renome como o pós-doutor em geoquímica orgânica pela Flórida International University (EUA), Renato Rodrigues Neto.

O público alvo deverá ser formado por profissionais, estudantes, técnicos, professores e interessados no tema, que assistiram palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos técnicos-cientificos.

O evento é promovido pelo Iema, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A participação no evento é gratuita e as inscrições serão feitas diretamente no local do Workshop.

Victory 8B

O Victory 8B passou por um naufrágio programado no litoral do município de Guarapari - entre as Três Ilhas e a Escalvada - no dia 03 de julho de 2003. De acordo com a Analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Iema, Daniela Soares, o afundamento do navio Grego serve de exemplo para os demais recifes. “Entre os vários benefícios, podemos perceber que o Victory 8B tornou-se um forte atrativo de mergulho aquático, projetando o Espírito Santo” avalia Daniela.

O navio é hoje um berçário de vida marinha e um ambiente rico para pesquisa científica. Além disso, representa desenvolvimento sócio econômico para a região, por meio do aumento da captura artesanal e do fluxo turístico. O reconhecido documentarista subaquático Lauwrence Wahba teve a oportunidade de mergulhar nas profundezas do Victory 8B. Em entrevista exclusiva para o programa Triz do canal televisivo ESPN, Lauwrence classificou o mergulho no Victory 8B, como um dos mais belos, que abrange no seu interior uma das mais exóticas espécies aquáticas da fauna, associada a recifes, brasileira.

Programação

8 horas – Entrega do material
8h30 – Composição da mesa
8h40 – Solenidade de Abertura – Maria da Glória Brito Abaurre – IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
9 horas – Licenciamento de Recifes Artificiais Marinhos – IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
9h30 – O papel da Universidade no Projeto RAM – Victory 8B – Alex Bastos – UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
10h – Intervalo
10h15 – Recifes Artificiais Marinhos Multifuncionais - Pesquisador Fabio Pavan Piccoli (Oceanógrafo, Mestre em Engenharia Ambiental pela UFES)
10h45 – Monitoramento Ambiental do Projeto RAM – Victory 8B: Metodologia – PhD. Alex Cardoso Bastos (45’) (Pós-Doutor em Geologia e Geofísica Marinha pelo Southampton Oceanography Center - Inglaterra, professor adjunto do Departamento de Ecologia e Recursos Naturais – DERN – UFES, Sub-coordenador do Projeto RAM – Victory 8B).
11h30 – Estudo de Campo Termohalino e Estudo dos Processos Dinâmicos - Dr. Renato David Ghisolfi (Pós-Doutor em Oceanografia Física pela University of New South Wales - Austrália, professor adjunto do DERN – UFES).
12h15 – Almoço
13h30 - Estudo Morfológico e Estudo Sedimentológico - Dr. Alex Cardoso Bastos
14h15 - Estudo Químico - Dr. Renato Rodrigues Neto (Pós - Doutor em Geoquímica Orgânica pela Flórida International University – Estados Unidos, professor adjunto do DERN – UFES).
15 horas - Intervalo
15h30 - Estudo de Comunidade Fitoplanctônica - Dr. Camilo Dias Júnior (Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade de São Carlos - Brasil, professor adjunto do DERN – UFES).
16h15 - Estudo de Comunidade Zooplanctônica - Dr. Luiz Fernando Loureiro Fernandes (Doutor em Oceanografia pela Texas AM University – Estados Unidos, professor adjunto do DERN – UFES)
17 horas - Estudo de Comunidade Ictioplanctônica e estudo dos recursos pesqueiros - Dr. Jean-Christophe Joyeux (Doutor em Oceanografia Biológica e Pós-Doutor pela North Carolina State University – Estados Unidos, professor adjunto do DERN – UFES)
17h45 – Mesa Redonda e Encerramento

Informações à Imprensa:
Gerência Recursos Naturais - Iema
3136-3469 / 3136-3470
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard