12/07/2012 12h39 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Mudas da 1ª Campanha Virtual do Programa Reflorestar serão plantadas neste sábado (14)

Neste sábado (14), o Governo do Espírito Santo, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), realizará o plantio inicial da 1ª Campanha do Programa Reflorestar nas Mídias Sociais. A ação ocorrerá a partir das 9 horas, no sítio Umuarama, em Domingos Martins, e contará com participação de internautas que aderiram à campanha, produtores rurais e membros da comunidade local.

A Campanha do Reflorestar nas Mídias Sociais foi realizada durante a Semana do Meio Ambiente, em junho, quando os internautas que acessavam a Fan Page do Governo no Facebook foram convidados a plantar simbolicamente mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Para participar, bastava “curtir” ou “compartilhar” a imagem da campanha. Cada “curtida” ou “compartilhamento” representava uma muda plantada. Em dois dias, a meta foi atingida e foram computados 40 mil “curtidas” e compartilhamentos”, correspondentes às 40 mil mudas disponíveis para plantio.

Neste sábado, 500 mudas serão plantadas no sítio Umuarama, em Biriricas, Domingos Martins, que pertence ao produtor rural José Luiz Boaventura, parceiro do Programa Reflorestar, que destinou parte de sua propriedade para o reflorestamento. A área possui 20 hectares, 12 nascentes e fica na Bacia do Rio Jucu.

Outras etapas estão programadas e serão agendadas para totalizar o plantio das 40 mil mudas da campanha.

Programa Reflorestar

O Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal – Reflorestar - tem como objetivo principal recuperar e preservar as florestas para garantir a disponibilidade de água e a conservação do solo e da biodiversidade, mas criando oportunidade de renda para os produtores rurais. Sua principal ferramenta de estímulo é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que já vem sendo utilizado pelo Governo do Estado desde 2009.

O Programa Reflorestar integra o quadro de projetos estruturantes do Governo do Estado. A coordenação é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag), a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), e apoio do Banco Mundial, do setor privado e de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama / Iema
Leila Oliveira / Isabela Nucci
(27) 3636-2591/9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard