04/05/2012 13h33 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Mais de R$ 1,7 milhão para áreas protegidas na Grande Vitória

Foi assinado na manhã desta sexta-feira (04), na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), um Termo Aditivo entre representantes do órgão e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), determinando o repasse de mais de R$ 1,7 milhão para os municípios de Vitória, Cariacica e Serra. O benefício será aplicado em Unidades de Conservação (UCs) que compõem o manguezal da Baía de Vitória.

Representantes da empresa, do Ministério Público Estadual e das prefeituras envolvidas estiveram reunidos pela manhã com o secretário interino de Meio Ambiente e presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueiro, para formalização do documento.

O valor total de R$ 1.714.618,74 foi estabelecido por meio de Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) como compensação ambiental da Licença de Instalação (LI) para obras de ampliação do Aeroporto de Vitória, emitida em 2011.

O município de Vitória recebeu R$ 940.208,50, que serão investidos na Estação Ecológica do Lameirão e na definição de uma categoria de Unidade de Conservação para a restinga de Camburi, respeitando os critérios previstos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Já a Serra recebeu R$ 387.205,10, que serão utilizados na implementação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Manguezal Sul. Cariacica obteve o mesmo valor e irá aplicá-lo no Parque Natural Municipal de Itanguá.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral