27/07/2007 14h42 - Atualizado em 05/10/2016 11h20

Lançamento do 4° Fórum das Águas do Rio Doce 2008

Nesta terça-feira (31) acontece, no auditório do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), em Cariacica, o lançamento da quarta edição do Fórum das Águas do Rio Doce, que será realizado em Linhares, de 02 a 05 de abril de 2008.
A atividade inclui a projeção de um filme sobre o Fórum das Águas do Rio Doce, hoje o maior evento na área de gestão de recursos hídricos do País; uma apresentação com informações sobre local, data, focos temáticos principais da edição 2008, que tem o lema “Do Doce para o Mundo”.
Serão distribuídos exemplares do sexto número da Revista Águas do Rio Doce, com a cobertura completa do último Fórum, sediado em Ipatinga (MG), em março deste ano, onde estiveram presentes os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung e de Minas Gerais, Aécio Neves. Na oportunidade, pessoas e instituições que se destacaram por trabalhos prestados na área de recursos hídricos na Bacia do Rio Doce receberão homenagens.
O lançamento do 4° Fórum das Águas do Rio Doce acontece durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/ES) e contará com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e diretora-presidente do Iema, Maria da Glória Brito Abaurre, do prefeito de Linhares, José Carlos Elias, além de técnicos ambientais, representantes da sociedade civil e do setor empresarial.

4° Fórum das Águas do Rio Doce

O Fórum das Águas do Rio Doce acontece, alternadamente, um ano em Minas Gerais, outro no Espírito Santo. O evento é um dos meios utilizados pelo Projeto Águas do Rio Doce para despertar interesse na sociedade regional para a questão das águas, além de valorizar e fortalecer o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, ONGs e instituições públicas e privadas que efetivamente trabalham pelo desenvolvimento sustentável da região.

O 4° Fórum das Águas do Rio Doce terá como tema central a exportação das riquezas materiais e humanas da Bacia, sua contribuição para o desenvolvimento regional e as práticas sustentáveis de produção. Sob o lema “Do Doce para o Mundo”, estarão em pauta a responsabilidade socioambiental das empresas e os critérios de certificação internacionais; os intercâmbios culturais e científicos; os investimentos estrangeiros em pesquisa, preservação e recuperação ambientais; as experiências internacionais em gestão de recursos hídricos, entre outros temas.

A sociedade terá oportunidade de expressar sua visão do processo (como o Doce vê o mundo). Por outro lado, a participação de convidados estrangeiros permitirá a discussão e avaliação da posição deles (como o mundo vê o Doce).

O evento é uma realização do Projeto Águas do Rio Doce, com escritório em Dom Cavati, Minas Gerais, e em Vitória, no LABGEST/UFES, uma organização sem fins lucrativos, que atua na mobilização e articulação de pessoas e instituições e na divulgação de ações e projetos bem-sucedidos, de iniciativas governamentais, não governamentais, e privadas.

A Bacia Hidrográfica do Rio Doce
A Bacia Hidrográfica do Rio Doce abrange uma área de 83.400 km² (equivalente ao tamanho de países como a Áustria ou Portugal) nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Perto de 3,5 milhões de pessoas vivem hoje na Bacia, em 230 municípios (28 espírito-santenses). Um terço dessa população mora na zona rural e cerca de 90% dos municípios possuem menos de 20 mil habitantes. Suas principais atividades econômicas são mineração, siderurgia (o maior pólo siderúrgico da América Latina está instalado na microrregião do Vale do Aço), geração de energia elétrica, indústria de celulose e o agronegócio (bovinocultura, suinocultura, cafeicultura, fruticultura, apicultura e produção de cana).

Tais empreendimentos desempenham papel significativo nas exportações brasileiras de minério de ferro, aço, celulose, café e frutas. A produção de petróleo e uma reserva de 25 bilhões de metros cúbicos de gás natural, localizadas na foz do rio Doce, colocam a região em posição estratégica na questão energética do País.

Atualmente, existem oito comitês de bacias hidrográficas de rios afluentes do Doce em funcionamento. Seis comitês estão sediados em Minas Gerais, em regiões hidrográficas chamadas Unidades de Planejamento e Gestão (CBH-Piranga, CBH-Piracicaba, CBH-Santo Antônio, CBH-Suaçuí Grande, CBH-Caratinga e CBH-Manhuaçu), e dois no Espírito Santo (CBH-Guandu e CBH-Santa Maria do Doce), onde há também um comitê em fase de instalação (CBH-São José). Eles atuam na gestão das águas, buscando integrar-se ao comitê de âmbito federal, que abrange os dois estados (CBH-Doce).

O encontro, nesta terça-feira (31), acontece a partir das 14 horas, no auditório do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA), localizado na BR 262 - km 0, s/n - Jardim América, em Cariacica.

Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Luana Rebouças