02/10/2007 07h36 - Atualizado em 05/10/2016 11h21

Iema representa Unidades de Conservação na Feira da Terra

Quem visitar a Feira da Terra este ano vai poder conferir um pouco da história e lendas relacionadas aos Parques Estaduais Paulo César Vinha, em Setiba, município de Guarapari, e de Itaúnas, em Conceição da Barra. O evento, que começa nesta quarta-feira (03) e prossegue até domingo (07), acontece na Prainha, em Vila Velha.

O espaço do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que é o gestor de ambos os parques, pretende recriar os ambientes das unidades de conservação, assim como falar sobre histórias e lendas dessas regiões. A abertura da Feira da Terra será nesta quarta (03), às 19 horas. A visitação aos estandes é aberta ao público.

No estande do Iema, o visitante assistirá a contadores de histórias, peças teatrais e conhecerá mais sobre esses ambientes, por meio de animais empalhados, como um ouriço-cacheiro e uma paca, que estarão no local. Essas espécies ficam expostas diariamente na Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica.

Os Parques Estaduais de Itaúnas e Paulo Cesar Vinha são Unidades de Conservação de proteção integral. Isso significa que foram criados com o objetivo de evitar o desaparecimento destes últimos remanescentes ainda bem preservados da natureza no litoral do Espírito Santo.

No estande, o visitante ainda confere as Unidades de Conservação que estão sob a gestão do Instituto. Além das já citadas acima, há ainda os parques Estaduais da Cachoeira da Fumaça, em Alegre, o Parque da Pedra Azul, em Domingos Martins e o da Mata das Flores, em Castelo.

Lendas

A lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. Mas a magia contida nessas histórias vai além desse significado, pois remete ao imaginário popular. A antiga vila de Itaúnas é um exemplo, já que antes estava localizada à margem do rio como mesmo nome e foi encomberta por areia, desaparecendo na década de 70. Hoje, a vila foi reconstruída na margem oposta.

Para explicar esse desaparecimento, existem várias histórias. Alguns pescadores da região contam que havia um grande buraco na praia, no interior do qual existia um enorme monstro marinho e, sempre que passavam navios, o bicho atraia suas tripulações, enfeitiçava-as com os olhos, devorando-as, por fim.

Alarmados, os homens da pesca se uniram aos padres e começaram a rezar para afugentar o monstro que, afinal, deixou a cidade. E o buraco em que se escondia é apontado como o ponto de onde saiu a areia que cobriu o antigo vilarejo.

Outra história diz que a vegetação foi retirada por moradores da região que queriam aumentar o espaço físico da vila. Sem essa espécie, a areia das dunas ficou solta e foi se acumulando no antigo vilarejo.

Esses são só dois exemplos, mas há outros para explicar o soterramento da vila, que comprovadamente existiu, já que atualmente se pode encontrar vestígios sobre as dunas, como o alicerce da igreja antiga, e ainda, materiais que eram utilizados por moradores.

Feira

A Feira da Terra é um evento de caráter ambiental, social, cultural e histórico, que oferece à população a oportunidade de conhecer projetos, programas e ações desenvolvidas pelo município, organizações governamentais, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e a iniciativa privada. A quinta edição da feira compreenderá, em um espaço físico de aproximadamente 2.640 metros quadrados, estandes para 32 expositores que adotam o modelo de desenvolvimento socioambiental.

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação / Seama - Iema