13/04/2012 10h52 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Iema promove palestra sobre o menor sapo do Brasil

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promove, nesta terça-feira (17), palestra de capacitação com o tema “A Natureza em Miniatura: Pequenos Anfíbios como Indicadores de Qualidade Ambiental”. A apresentação será baseada em um estudo de caso realizado no Sul do Estado, na área do Monumento Natural Estadual Serra das Torres, que revelou o menor sapo do Brasil.

O evento é aberto ao público e será realizado na sede do Iema, em Cariacica. A palestra será ministrada pela bióloga Jane de Oliveira, que participa do programa de doutorado em Ecologia e Evolução da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Sua pesquisa analisa o aparecimento de espécies raras de anfíbios na região do Mona Serra das Torres, localizado nos municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui

Em março deste ano, um estudo desenvolvido pela pesquisadora revelou que a menor espécie de anfíbio do Brasil é encontrada na unidade. O sapo pulga mede de 7 a 10 milímetros de comprimento e tem o nome científico de Brachycephalus didactylus.

Jane afirma que a espécie é um indicador de qualidade do local, pois vive em lugares úmidos, ou seja, mata fechada com muita sombra. “Na Serra das Torres, com certeza ela está protegida”, afirma.

O evento promovido pelo Iema tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância da preservação da unidade e é direcionado aos servidores do Iema, estudantes e pesquisadores do ramo.

Mona Serra das Torres

O Monumento Natural de Serra das Torres, criado em 2010, é o segundo Mona Estadual do Espírito Santo (o primeiro é ‘O Frade e a Freira’), ou seja, uma área de proteção integral em que não são permitidas a exploração ou ocupação desordenada do solo. O lugar é considerado como um dos últimos e mais bem conservados remanescentes de Mata Atlântica do Sul do Estado. Seus 10.458 hectares de área, localizados nos municípios de Muqui, Atílio Vivácqua e Mimoso do Sul, estão sob a responsabilidade do Iema.

Além da beleza cênica dos afloramentos rochosos, seu território abriga espécies raras da fauna e da flora como: Sabiá da Mata Virgem (Lipaugus lanoides); papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha); Sauá (Callicebus personatus); Bugio (Alouatta fusca); Jaguatirica (Leopardus pardalis); Gato-maracajá (Leopardus wiedii); e Lontra (Lontra longicaudis). Todos ameaçados de extinção.

Serviço:

Palestra: “A Natureza em Miniatura: Pequenos Anfíbios como Indicadores de Qualidade Ambiental” – Estudo de caso realizado na área do Monumento Natural Estadual de Serra das Torres.
- Data: Terça-feira (17)
- Horário: 14h
- Palestrante: Jane de Oliveira, bióloga e doutoranda do Programa em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
- Local: Auditório Paulo César Vinha, na sede do Iema. Rodovia BR 262, Km 0, Jardim América, Cariacica.
- Aberto ao público e com entrada gratuita.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591/ 9977-1012
Texto: Vil Rangel
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard