27/04/2011 11h38 - Atualizado em 05/10/2016 11h57

Iema promove audiência pública sobre projeto da Via Sul

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promove, nesta quinta-feira (28), a primeira audiência pública para discutir com a sociedade o processo de licenciamento ambiental para implantação da Variante Guarapari-Piúma-São José do Frade, também conhecida como Projeto da Via Sul. O evento será realizado na Câmara Municipal de Anchieta, a partir das 19 horas.

O próximo evento está marcado para o dia 03 de maio, em Iconha, a partir das 19 horas. A entrada do público é gratuita em ambos os casos e todos os presentes poderão contribuir com questionamentos e dúvidas sobre a implantação da variante.

O objetivo da audiência pública é divulgar e esclarecer a população sobre a implantação da rodovia e sobre os estudos de impacto ambiental do projeto, cuja extensão prevista é de 65 km, abrangendo os municípios de Guarapari, Anchieta, Piúma, Rio Novo do Sul e Itapemirim.

A previsão é que a variante crie uma alternativa de acesso e ligação entre o município de Guarapari, o distrito industrial de Anchieta e a comunidade de São José do Frade, além de cruzar as rodovias estaduais ES-481 (entroncamento BR-101 - Lameirão), ES-146 (Anchieta - Porto de Ubu), ES-375 (Entroncamento BR- 101 - Piúma) e ES-487 (entroncamento BR-101 - Itapemirim).

As manifestações realizadas pela sociedade nas audiências públicas serão levadas em consideração pelo Iema durante a análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), documento que irá nortear o posicionamento do órgão com relação à Licença Prévia (LP).

Cabe ressaltar que a LP indica apenas a viabilidade ambiental do empreendimento ser implantado nas regiões previstas pelo projeto. Para realizar intervenções nestas áreas, o empreendedor deve requisitar ao órgão uma segunda licença, a Licença de Instalação (LI).

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein