24/05/2007 14h20 - Atualizado em 05/10/2016 11h20

Iema mostra como reciclar o lixo na 1ª Feira Ambiental de Cariacica

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com um estande na 1ª Feira Ambiental de Cariacica, onde montou painéis informando sobre como separar o lixo seco do úmido e reaproveitar todo esse material. O tema chama a atenção para os cuidados que se deve ter ao separar o lixo residencial, e que grande parte da população não sabe que aquilo que não é consumido pode ser reaproveitado.

O evento foi aberto nesta quarta (23) e vai até domingo (27), no espaço localizado em frente à Prefeitura de Cariacica, e funciona das 9 às 21 horas. Na solenidade, a diretora técnica do Iema, Sueli Tonini, ressaltou a importância de todos assumirem a responsabilidade em reduzir a geração de resíduos, chamando a população para contribuir com a reutilização e reciclagem do resíduo.

Ela disse que “o Estado não tem condições de atender toda a demanda e ficamos felizes quando o município se estrutura e começa a assumir a gestão ambiental municipal”. Sueli Tonini lembrou que a gestão ambiental é responsabilidade de todos, “não só do poder público”. O secretário de Meio Ambiente de Cariacica, Ricardo Vereza, apresentou a Feira como uma nova proposta e disse que todo o resíduo sólido será reaproveitado e que o dióxido de carbono gerado será neutralizado com o plantio de mudas de árvores.

A Feira de Meio Ambiente é tradicional nos municípios de Vitória e Vila Velha e pela primeira vez é realizada em Cariacica, com o objetivo de incentivar a educação ambiental, através da integração e participação da iniciativa governamental, privada e sociedade civil. A Feira conta com estandes de empresas privadas, órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (ONGs); eventos técnicos, incluindo cursos, palestras e oficinas sobre gestão e educação ambiental. Conta também com a participação de escolas e instituições com mostra de atividades educativas.

O tema abordado pelo Iema nasceu do problema principal do município de Cariacica, onde o lixo pode ser visto nas vias públicas e valões. O Instituto, em seu estande, trata de questões ambientais de uso residencial, resíduos secos e úmidos que são misturados e que podem ser reaproveitados. Como separar esses lixos, e para onde encaminhar o que pode ser reutilizado? Este é o objetivo do Iema. Demonstrar aos visitantes a importância da separação entre estes lixos, alertar para os problemas causados pela disposição inadequada de resíduos e ressaltar a importância do catador.

Separar o lixo seco do úmido é essencial para o reaproveitamento e colabora na melhoria da qualidade de vida de muita gente, além de minimizar os impactos ambientais, reduzindo o consumo dos recursos naturais extraídos como matéria-prima nas indústrias.

O estande foi construído com material reciclado, e o visitante tem a oportunidade de visitar painéis e receber orientações técnicas. Ao final da visita é apresentada uma paródia com imagens de lixões, pontos viciados de lixo, inundações causadas por lixo, rios contaminados, o trabalho dos catadores e principalmente a separação do lixo. O tema abordado e layout do estande do Iema despertaram o interesse de grande número de visitantes, que estiveram na abertura do evento.

Assessoria de Comunicação / Seama
Luana Rebouças