30/05/2008 14h20 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Iema lança projeto Coleta Seletiva Solidária

Separar todo o resíduo consumido e destinar para que associações de catadores façam a comercialização desse produto. Esse é o objetivo do projeto “Coleta Seletiva Solidária” que a Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger) lançam nesta segunda-feira (02). O lançamento será na sede da Seama, em Cariacica, às 8 horas.

O projeto-piloto será implantado nas sedes da Seama, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Seger, e consiste na separação do resíduo na fonte geradora e a destinação para as associações, por meio do projeto “Cariacica Recicla”. A ação vai beneficar mais de 23 famílias de catadores, que terão acesso ao material separado conforme valor de mercado.

Um exemplo dessa distinção de resíduo para comercialização é a separação do papel, já que esse recurso tem mais valor comercial quando não está amassado ou sujo. Por isso, nas localidades onde o projeto acontecerá haverá contentores diferenciados para esse material. Além dessa diferenciação, haverá a separação de lixo seco e úmido.

Segundo os organizadores do Coleta Seletiva Solidária, esse projeto vai além do benefício ambiental, porque inclui os fatores social e econômico. “O que objetivamos é o desenvolvimento sustentável, que leva em conta essas vertentes. Muitas vezes, a degradação ambiental acontece por falta de alternativa econômica e social” garante uma das coordenadoras do projeto, a gerente de Educação Ambiental do Iema, Lívia Mattos.

Separação

A separação ocorrerá principalmente em função do que a cooperativa terá ou não possibilidade de reciclar. Nos recipientes de lixo seco serão depositados os materiais que eles poderão reaproveitar e que possam voltar para a cadeia produtiva. Por essa razão, os materiais terão uma classificação específica.

Alguns resíduos que poderiam ser considerados secos, mas que ainda não são reaproveitados na cadeia produtiva, terão destinação para as recipientes de lixo úmido. Esse é o caso, por exemplo, do papel de fax, que por não se ter tecnologia para a sua reciclagem, será depositado com lixo úmido para ser destinado diretamente aos aterros. Outros exemplos são embalagens de biscoito, balas, dentre outros.

Todas as lixeiras terão a identificação específica. Serão quase 500 contentores disponíveis só na sede da Seama e do Iema. Para que os servidores das instituições aderirem com sucesso ao projeto, os órgãos realizados treinamentos internos, que aconteceram no mês de maio.

Cariacica Recicla

Na programação do lançamento do projeto de coleta seletiva acontece o depoimento de Claves Sousa da Silva, filho de um catador de Nova Rosa da Penha que acompanhou a transformação da vida de sua família por meio do projeto. O Cariacica Recicla tem o objetivo de erradicar o “lixão” a céu aberto localizado às margens da Br 262, no Bairro Nova Rosa da Penha.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Cariacica e existe há quatro anos. Conta com uma Unidade de Triagem em Nova Rosa da Penha, e proporciona geração de renda às famílias que sobrevivem da catação do lixo, e ainda melhora as condições de trabalho e higiene dessa atividade. O material triado tem maiores condições para o seu reaproveitamento, reduzindo o impacto ambiental desses resíduos.

Classificação

O lixo seco é o material que pode ser reaproveitável e voltar a ser útil, gerando enorme economia de energia e recursos naturais. No recipiente com essa nomenclatura serão depositados materiais como:copo plástico; papel, formulário contínuo; espiral de plástico; embalagem de papelão e papel; jornal; caixa polionda (plástico); garrafas plásticas (PET); latas; bailarinas, percevejos e clips; capas de processo; embalagens plásticas; sacolas plásticas, embalagem; tetrapak, cabos de rede.

O lixo úmido é o que não tem processo de reaproveitamento viável econômicamente e são destinados a aterros sanitários. Serão depositados nesse recipiente restos de comida; resíduos de varrição e poda; papel higiênico; papel toalha; guardanapo usado; embalagem do papel A4; embalagem de biscoito; grampos usados; papel contact; sachê de chá usado; filtro de papel usado; etiquetas adesivas; formulário de etiqueta; embalagens de isopor; talheres e pratos plásticos; marmitex usada; papel carbonado; papel de fax; CD e disquete; plástico filme; papel de bala; papel alumínio; chicletes; pincel atômico; caneta marca texto; caneta usada.

O papel considerado limpo, ou seja, não amassado, nem rasgado e não sujo será destinado à uma lixeira diferenciada.

Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Coordenação do Projeto