08/01/2009 13h30 - Atualizado em 05/10/2016 11h31

Iema e Ibama encontram mais 30 aves em situação irregular em Guarapari e Serra

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) levaram, na quarta-feira (07), a operação de combate ao tráfico de animais silvestres para a região de Guarapari e Serra, onde os órgãos ambientais apreenderam mais 30 pássaros criados em situação ilegal, cinco deles em sério risco de extinção.

De acordo com os técnicos, no município da Serra foram encontrados três papagaios Chauã e, em Guarapari, dois pixoxós. Também houve apreensão de artesanatos feitos com espécies marinhas já ameaçadas, como a estrela do mar, que está desaparecendo do litoral de Guarapari.

As vistorias da operação “Via Ápia” do Ibama no Espírito Santo somam 50 aves apreendidas, sendo 20 na região de Pedra Azul, onde foram encontradas espécies como bico de pimenta, catatal, cigarrinha, coleiro, bigodinho, tico-tico, sanhaço, canário da terra, trinca ferro e papagaios, incluindo um Chauã, além de peças de xaxim (na lista de espécies ameaçadas da flora).

Até o final desta quinta-feira (08), os técnicos acreditam que este número pode ser superior a 80, quando outras 40 denúncias, em média, forem verificadas no Espírito Santo.

Os animais serão encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, no município de Aracruz.

A multa por cada animal ameaçado de extinção é de R$ 5 mil. Os responsáveis ainda são autuados e respondem criminalmente, podendo pegar de seis meses a um ano de detenção.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein – (27) 3136-3491/ 9972-4492
E-mail: meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard