04/10/2007 11h45 - Atualizado em 05/10/2016 11h21

Iema apresenta proposta de incentivo a produtores rurais em Colatina nesta sexta-feira (05)

Incentivar os produtores rurais a fazer recuperação ambiental em suas terras, por meio de recursos financeiros. Esse é o objetivo do projeto “Produtor de Água”, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que será apresentado no seminário “Águas e Florestas: Alternativas Econômicas e Sustentáveis para o Espírito Santo”. O evento acontece nesta sexta-feira (05) no auditório do Sesc, Centro de Colatina.

Por meio do projeto, os produtores rurais que fizerem ações de recuperação serão remunerados. Por exemplo: um produtor que tenha uma área de pastagem degradada receberá recursos, como incentivo para reflorestá-la. Além disso, ações como modernização e manejo de culturas agrícolas, reflorestamento de pastagens e recuperação de mata ciliar, dentre outras, poderão ser compensadas.

Segundo o gerente de Recursos Hídricos do Iema, Fábio Ahnert, os produtores receberão verbas à medida que praticarem as ações. “O projeto-piloto é de quatro anos, mas os recursos serão liberados ano a ano. É como uma bolsa de estudos em que a continuidade do pagamento está atrelada a notas que o aluno alcança. No caso do Produtor de Água, o recebimento está ligado ao cumprimento dos projetos apresentados ao Iema.” explica.

O projeto já conta com uma verba de R$ 200.000,00 do Governo do Estado e ainda há expectativa de outros parceiros interessados em investir no projeto.

Piloto

De acrodo com a proposta, o piloto poderá ser aplicado na Bacia do Rio Santa Maria da Vitória, já que esse corpo d’agua é um “laboratório natural”, segundo o gerente. “As condições dessa bacia são propícias, já que há muitas propriedades rurais degradadas ambientalmente nessa região”, esclarece Ahnert. A previsão é que, no próximo ano, o projeta esteja implantado no Estado.

O Rio Santa Maria da Vitória, juntamente com o Jucu, é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 50% da população da Grande Vitória.

Programação:

8h30 – Abertura e composição da mesa
9 horas – Palestra: Política de Reflorestamento e Recuperação dos Mananciais de água na Agenda 2025 – Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Maria da Glória Brito Abaurre
9h25 – Palestra: Florestas Renováveis e Geração de Renda no Contexto Nacional – André Guimarães – Instituto Bioatlântica
9h50 – Palestra: Florestas Renováveis e Geração de Renda no Contexto do Espírito Santo – César Colnago – Secretário Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca
10h15 - Palestra: Recuperação de Florestas Nativas e Nascentes - Ricardo Salgado – Instituto Terra
10h40 - Palestra: Legislação de Meio Ambiente e Compensação Financeira – Fábio Ahnert – gerente de Recursos Hídricos do Iema
11h05 – Debate. Abertura do deputado Paulo Foleto – coordenador da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
12 horas - Encerramento

Assessoria de Comunicação / Seama - Iema