15/06/2012 14h32 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Iema apresenta programas voltados para o meio ambiente na Rio+20 nesta sexta-feira (15)

A aplicação do mecanismo de serviços ambientais, assim como o Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal (Reflorestar), estarão em destaque nesta sexta-feira (15), em um dos auditórios do Parque dos Atletas, um dos espaços da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que está sendo realizada até 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O coordenador do projeto, Marcos Sossai fará a apresentação dos projetos capixabas. O Espírito Santo foi o primeiro Estado brasileiro a instituir o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como política pública, e desde 2009 o Governo do Estado remunera os proprietários rurais que preservam as florestas em três bacias capixabas: dois pontos do Rio São José, do Rio Guandu e do Rio Benevente. Mais de 400 produtores rurais protegem aproximadamente 4mil hectares. O investimento por meio do mecanismo já ultrapassa R$ 1,8 milhão.

Com o Reflorestar – cuja meta é ampliar em até 30 mil hectares a cobertura florestal até 2014, o PSA terá sua metodologia e áreas de atuação ampliadas. Além disso, outras modalidades da vertente passaram a ser reconhecidas, ou seja, as ações e práticas mais amigáveis ao solo. O planejamento estratégico do programa já foi concluído e a previsão é que o pagamento por meio do Reflorestar tenha início ainda em 2012.

No estande do Governo do Estado, situado no Parque dos Atletas, os participantes da conferência têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Espírito Santo. Vários setores do Governo estão presentes divulgando suas ações por meio de vídeos, fotos, revistas entre outros. Também são destaques os programas estaduais Incluir - Programa Estadual de Combate a Pobreza, o Projeto Energia como indutor da sustentabilidade e inovação e o Águas Limpas.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Vil Rangel
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard