20/09/2016 13h56 - Atualizado em 05/10/2016 12h50

Grupo da Apae-Guaçuí visita Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

O Dia da Árvore – 21 de setembro – será bem especial para um grupo de 30 visitantes ligados à Apae de Guaçuí, no sul do Espírito Santo. Nesse dia, a partir das 9h30, esses visitantes vão conhecer bem de perto os encantos do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado em Alegre, e que é ligado ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Na realidade, os 30 visitantes serão recebidos pelos coordenadores do Projeto Trilha Cidadã. Durante toda a manhã, o grupo terá à disposição uma série de atividades que, certamente, tornará a visita muito mais movimentada e interessante.

O grupo participará de uma trilha guiada, que consiste em percorrer o trajeto com pausas para contemplação e explicações sobre a importância da preservação do meio ambiente e, claro, os cuidados que se deve ter nesse momento em que o Espírito Santo enfrenta a sua mais grave crise hídrica.

Os visitantes poderão caminhar pela Trilha do Lagarto, que é acessível aos cadeirantes.

Uma outra atividade oferecida será a “Meditando pela Mata”, que tem o objetivo de estimular e dar vazão aos nossos sentidos por meio dos recursos naturais presentes nas trilhas.

O objetivo da programação é de obter uma maior integração entre a Unidade de Conservação e as escolas e comunidade do entorno, além de parceiros do Trilha Cidadã. Outros objetivos: conscientizar quanto ao uso correto do meio ambiente, bem como sua importância para a sobrevivência dos seres vivos; promover a conscientização ambiental por meio do conhecimento sobre os recursos naturais do parque e região; sensibilizar o público alvo a não compactuar com ações de degradação ambiental; aguçar o sentido da percepção do ambiente que os cercam.

Parque

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça é uma Unidade de Conservação do Grupo Proteção Integral criado pelo Decreto n° 2.791-E de 24 de agosto de 1984, situado nos municípios de Alegre/Ibitirama, no Espírito Santo.

O parque abrange uma área de 162,5 hectares e possui, como principal atrativo, uma queda d’água com desnível de 144 metros situada no rio Braço Norte Direito, um dos afluentes do rio Itapemirim.

O espaço oferece inúmeros benefícios, como, a melhoria da qualidade ambiental por meio da preservação de ecossistemas, da biodiversidade e dos recursos hídricos, além de constituir-se em uma opção de lazer para a população, possibilita também a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de interpretação ambiental, recreação e ecoturismo, estimulando a integração com outras potencialidades regionais.

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos