16/07/2012 05h40 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Governo realizou primeiro plantio do Programa Reflorestar em Domingos Martins

O Governo do Espírito Santo, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), realizou, neste sábado, o primeiro Plantio do Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal (Reflorestar), promovendo a reintrodução de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma propriedade rural de Domingos Martins. A ação também integra uma campanha realizada nas Mídias Sociais durante a Semana do Meio Ambiente, em junho, quando internautas foram convidados a plantar virtualmente mudas de árvores por meio de “curtidas” e “compartilhadas” na Fan Page do Governo no Facebook.

As mudas plantadas pelos internautas no Facebook estão sendo introduzidas no Sítio Umuarama, em Domingos Martins, cujos proprietários cederam uma área de 20 hectares na Bacia do Rio Jucu para reflorestamento e se tornaram parceiros do Programa Reflorestar. O plantio inicial contou com as presenças do vice-governador Givaldo Vieira, do diretor- presidente do Iema, Aladim Cerqueira, do secretário de Agricultura Abastecimento Aquicultura e Pesca, Ênio Bergoli, do prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, de internautas que aderiram à campanha, produtores rurais e membros da comunidade local.

O resultado da campanha pelo Dia Mundial do Meio Ambiente realizada pelo Governo do Estado nas Mídias sociais foi expressivo. Em apenas dois dias, a meta inicial de 40 mil plantios virtuais foi atingida e ao fim da semana, 53 mil mudas haviam sido plantadas. Durante a solenidade que antecedeu o plantio, o vice-governador comentou o sucesso da ação e a importância de aliar agricultura à preservação do meio ambiente.

"A solenidade é simples, mas a cerimônia de alguma maneira é como se estivéssemos num grupo grande que resultou em 53 mil acessos à página do Facebook do Governo. Essas pessoas, voluntariamente, votaram a favor do plantio de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica com o objetivo de promover o reflorestamento. O Governo do Estado tem investido no programa Reflorestar e aliado a isso, também na agricultura. No Espírito Santo, a agricultura familiar é predominante, com excelente resultado, sendo uma grande alavanca para o nosso desenvolvimento. Desenvolvimento que precisa ser sustentável, preservando o meio ambiente. Este é um grande esforço do Governo e que já conta com o apoio de muitos. O Reflorestar é um programa ousado e que tem o carimbo do Banco Mundial, além da parceria das prefeituras, governo federal e um parceiro fundamental: todos os capixabas", disse Givaldo Vieira.

O diretor-presidente do Iema, Aladim Cerqueira, falou sobre as metas do Programa Reflorestar. “O Governo está ousando nessa iniciativa e o trabalho é desafiador, pois nossa meta é recuperar 30 mil hectares de floresta até 2014. O plantio de espécies nativas recupera nascentes, garante a biodiversidade. Quando o produtor rural preserva floresta, ele contribui com o homem do campo”, disse Aladim.

Após a solenidade, todos seguiram para a área que o proprietário do Sítio Umuarama, José Luiz Boaventura, destinou para reflorestamento. Todos os presentes “arregaçaram as mangas” e deram início ao plantio de 500 mudas de árvores como Ipê Amarelo, Ingá, Capuba, Jacarandá e Jatobá.

Programa Reflorestar

O Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal – Reflorestar – tem como objetivo principal recuperar e preservar as florestas para garantir a disponibilidade de água e a conservação do solo e da biodiversidade, criando oportunidade de renda para os produtores rurais e integra o quadro de projetos estruturantes do Governo do Estado. Sua principal ferramenta de estímulo é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que já vem sendo utilizado pelo Governo do Estado desde 2009.

O Sítio Umuarama, localizado em Biriricas, Domingos Martins, é um exemplo de como as atividades agrícolas podem ser realizadas de maneira sustentável, aliadas a ações de preservação e recuperação do meio ambiente. De acordo com o Gerente do Programa Reflorestar e Engenheiro Florestal do Iema, Marcos Sossai, a propriedade poderá ser considerada o polo de difusão do Programa Reflorestar na região.

“Com essas ações, mostramos que é possível recuperar a cobertura florestal gerando renda para o produtor rural, montamos sistemas de agroflorestas, que conciliam espécies arbóreas com agronômicas. Essa experiência positiva incentivará outros produtores rurais a fazerem o mesmo”, avaliou Sossai.

A coordenação do Programa Reflorestar é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag), a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), e apoio do Banco Mundial, do setor privado e de Organizações Não Governamentais (ONGs).