04/05/2006 11h34 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas e Uso Racional da Água atrai pesquisadores de renome ao Estado

Nesta quinta-feira (04) nomes consagrados de órgãos ligados a questões climáticas e ambientais participam em Vitória do lançamento do Fórum de Mudanças Climáticas e Uso Racional da Água. O evento acontece às 14 horas, no Teatro da Ufes.

Participam do lançamento o professor visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), Luis Gylvan Meira Filho; o coordenador do Ministério de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, José Domingos Gonzáles Miguez; o coordenador do Departamento de Projetos Especiais da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), Guilherme Fagundes; o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor titular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luiz Carlos Baldicero Molion. Também já estão confirmadas as presenças do presidente do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, entre outras autoridades.

Atualmente o Brasil conta com seis fóruns, como o Paulista e o Baiano de Mudanças Climáticas. O Fórum Capixaba, entretanto, tem uma característica diferenciada, já que é o único que discute mudanças climáticas com o uso racional da água. Isso porque o Estado é caracterizado pela grande diversidade climática, onde regiões com elevado índice pluviométrico estão próximas a outras em que predomina o fenômeno da seca.

Além disso, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) acaba de regulamentar a Outorga de Recursos Hídricos, instrumento que objetiva a racionalização do uso da água e representa a garantia quantitativa e qualitativa da disponibilidade hídrica para as gerações atuais e futuras. Durante as palestras serão apontadas possíveis ações que podem ser desenvolvidas para que a população tenha conhecimento da situação atual do Estado em relação à qualidade da água.

Na ocasião também será apresentado o site do Fórum, onde toda a população poderá ter acesso aos assuntos pertinentes ao tema, como o Protocolo de Kyoto, por exemplo. O Fórum é um importante palco para a discussão sobre o tema e a conscientização da população, além de uma tentativa de promover a integração entre as secretarias estaduais, empresas e sociedade civil. A entrada é franca.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 // 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard