17/02/2012 10h39 - Atualizado em 05/10/2016 12h05

Estado investirá R$ 6,4 milhões em Meio Ambiente

Durante solenidade realizada, nesta quinta-feira (16), no Palácio Anchieta, O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), assinou três contratos no valor global de R$ 6,4 milhões. Com os serviços contratados, o Espírito Santo terá uma nova cartografia, 20 estações hidrológicas para monitorar os rios e um Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

O evento contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário Paulo Ruy Valim Carnelli, do presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira, e do superintendente da Caixa Econômica Federal do ES, Antônio Carlos Ferreira, além de outras autoridades.

O governador Renato Casagrande destacou a importância das ações: “acho fundamental o registro destes atos, pois não são atos isolados. Eles fazem parte de três programas do Governo e um deles é o “ES sem Lixão”, já que por meio do Plano de Resíduos Sólidos será possível direcionar ações mais concretas nesta área. Já a aquisição das estações hidrológicas está incluída no Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas. E o terceiro programa é o “Reflorestar”, que tem a meta de ampliar em 30 mil hectares até 2014 a cobertura vegetal no Espírito Santo.

Com o mapeamento do uso do solo, teremos certeza do que existe verdadeiramente desta cobertura vegetal e qual o percentual a ser recuperado. O programa continua com suas ações e a cartografia irá dar base para seu desenvolvimento”, disse.

O secretário Paulo Ruy elogiou o trabalho integrado dos técnicos do Estado: “para que conseguíssemos realizar a cartografia, foram envolvidos representantes do IJSN, Incaper, Idaf, entre outras secretarias. Hoje, estamos entregando três produtos que irão nos fazer trabalhar na área ambiental de forma planejada e preventiva”, comentou.

O presidente do Iema, Aladim Cerqueira, destacou o envolvimento de toda a sociedade nas discussões sobre resíduos sólidos. “A questão ambiental não é uma agenda só do Iema, mas de toda sociedade, por isso ela se dá de forma tão participativa em diversos aspectos. Desde a elaboração da Política Estadual de Resíduos Sólidos, contamos com a contribuição de muitas instituições representadas pelo Comitê Gestor de Resíduos Sólidos, o Cogeres, no qual participam associações de catadores, indústrias, ONGs, administrações públicas”, afirmou.

Informações à imprensa:
Comunicação Seama/Iema Leila Oliveira/Amanda Amaral