09/07/2010 10h43 - Atualizado em 05/10/2016 11h48

Estado discute em Minas Gerais elaboração de instrumento de gestão territorial

Para discutir questões referentes à elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico Territorial e Costeiro (ZEE) – documento que prevê a gestão sustentável do território capixaba, o Governo do Estado participa de um workshop sobre o tema nesta sexta-feira (09), na Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais.

Participam do evento a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini, a coordenadora do Programa Estadual Zoneamento Ecológico Econômico (PEZEE-ES) e analista do Iema, Aline Garcia, representantes do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Durante o workshop, serão apresentados os resultados e produtos preliminares do ZEE, instrumento técnico e político, estabelecido pela Política Nacional do Meio Ambiente (Decreto nº 4.297/2002). Tal diagnóstico vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Iema, em parceira com a Ufla.

A partir dele, será possível definir áreas estratégicas para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, orientando os investimentos do poder público e setor empresarial e interesses da sociedade civil, de acordo com as peculiaridades regionais do Estado. A previsão é de que o documento fique pronto até o final de 2010.

Para sua elaboração, foram levantadas diversas informações que irão permitir o mapeamento das vulnerabilidades dos meios físico (água, ar e solo) e biótico (fauna e flora), potencialidades socioeconômicas e projeção de cenários para cada uma das regiões do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491/ 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard