12/06/2006 09h52 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Desertificação foi o tema da Semana de Meio Ambiente da Seama

Este ano a Semana do Iema teve como tema central a desertificação, um processo que pode atingir o Espírito Santo, em especial, a Região Norte. Para tratar o tema, dentre outras questões ambientais, o Iema realizou ações nos municípios de Nova Venécia, Colatina e nos Parques Estaduais de Itaúnas e Paulo César Vinha.

A abertura oficial da Semana aconteceu no Iema no último dia 05 quando a cartilha “Protejam as Nascentes” foi lançada, uma parceria entre o Instituto, Incaper e o GTZ. O material faz uma abordagem, de fácil entendimento, sobre a conservação dos recursos naturais e a produção sustentável na área rural, fornecendo, inclusive, noções de legislação ambiental. Na ocasião, também foi lançado um kit de jogos educativos sobre ecossistemas do ES, que será distribuído para escolas públicas do Estado.

Outra realização no evento foi a assinatura de um convênio entre Iema, Cesan, Incaper e Petrobrás, que vai possibilitar ao Espírito Santo conhecer o potencial de águas subterrâneas. O mapeamento dessas potencialidades e limitações dos recursos hídricos subterrâneos poderão tornar a utilização mais racional e voltada para o desenvolvimento socioeconômico local. O projeto abrange, primeiramente, 35 municípios capixabas, e a área foi delimitada aspectos climáticos e socioeconômicos, por meio dos indicadores, como o déficit hídrico e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Colatina e Nova Venécia
Nos dias 07 e 08, os municípios de Colatina e Nova Venécia, respectivamente, contaram com várias atividades voltadas para o combate à desertificação. Uma delas foi um ciclo de palestras, em que foram apresentados temas como técnicas agrícolas para o combate à desertificação, corredores ecológicos, as florestas e as unidades de conservação, gestão integrada de recursos hídricos, entre outros. As palestra contaram a participação de mais de 200 pessoas.

Também foram desenvolvidas atividades com cerca de 4.300 alunos da rede de ensino fundamental. Foi passado para as crianças o que é a desertificação, de uma forma lúdica e divertida, por meio de brincadeiras com perguntas, e histórias.

Parque Paulo César Vinha
No sábado (03) lançou-se uma exposição sobre a vida e obra do biólogo Paulo César Vinha, junto a comemoração da chegada da água tratada no parque e a inauguração do orquidário de espécies da região. Também houve um campeonato de surfe ecológico e plantio de espécies nativas em uma região do entorno do parque, que estava degradada por causa do movimento de carros e turistas no local.

No domingo (04) além do encerramento e da premiação do campeonato de surfe, foi realizado um mutirão de limpeza em três regiões do parque, além da palestra ”Lixo, destinação e possibilidades como alternativa de renda”.

Durante a semana, as atividades foram direcionadas para crianças das escolas do município de Guarapari e, principalmente, para aquelas situadas no entorno do parque. Foram organizadas visitas à exposição, trilhas ecológicas interpretativas, oficinas e parede de escalada.

Parque de Itaúnas
Em Itaúnas, as crianças também foram o centro das atenções, participando de várias oficinas, como a de fotografia, de contadora de história e de papel reciclado, além de um zoológico botânico, em que aproveitavam restos de vegetação encontrados no solo para fazer escultura de bichinhos.

Ainda houve palestras para formadores de opinião da comunidade. Abrindo a semana, no sábado (03), houve a apresentação do espetáculo “Alice num país sem maravilhas” e, no dia seguinte, um mutirão de limpeza na trilha do Almescar. As ações seguiram até o dia 11 e ainda aconteceram apresentações musicais e do grupo de capoeira mirim do vilarejo.

Assessoria de Comunicação / Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 / 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br