30/11/2009 17h48 - Atualizado em 05/10/2016 11h46

Corpo de Bombeiros e Seama promovem workshop sobre atendimento a ocorrências com produtos químicos perigosos

Danos ambientais provocados por produtos químicos serão debatidos por especialistas em workshop que será realizado na manhã desta terça-feira (01). O atendimento a ocorrências e a gestão eficiente no controle e na redução de riscos serão abordados por técnicos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMES) e da Secretaria para Assuntos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), no Hotel Bristol Century Plaza, na orla da Praia de Camburi, a partir das 9 horas.

Acidentes envolvendo produtos químicos geram não só problemas ao meio ambiente, mas também à saúde das comunidades próximas e dos trabalhadores.

Em 2007, em todo o país, foram registrados 1.171 acidentes com produtos químicos. Os mais comuns acontecem com líquidos inflamáveis e com caminhões que fazem o transporte de produtos. Mas não é só isso. Farinhas, carvão e até mesmo algodão são considerados elementos de risco, por terem potencial de combustão espontânea. No Estado, foram registrados, em 2008, 145 ocorrências e, em 2009, até o mês de outubro, 117.

Abertura

A abertura conta com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMES), Fronzio Calheira Mota, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Maria da Glória Brito Abaurre, da presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni, e do diretor técnico do Iema, Fernando Aquinoga.

Maria da Glória ressaltou que é muito importante que o Espírito Santo se fortaleça com um sistema eficiente de prevenção e recuperação, já que o Estado possui características que o deixam vulnerável a acidentes ambientais, como o fato de possuir vários portos instalados em sua costa, atividades no setor de petróleo e gás de forma cada vez mais intensa e tráfego de transporte de cargas perigosas devido a sua localização estratégica na região Sudeste.

“A integração entre os órgãos não se dá só entre Seama/Iema e o Corpo de Bombeiros, mas também entre a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, o Ibama e a Capitania dos Portos, organizados na Comissão Estadual de P2R2. Também é muito importante que a iniciativa privada esteja fazendo sua parte por meio de Equipes de Pronto Atendimento de Emergência (Epae) e do Plano de Emergência Individual (PEI), conforme prevê a legislação brasileira”, destacou.

Participa também do evento a diretora do Departamento de Qualidade Ambiental na Indústria, Sérgia Oliveira. Durante o evento serão empossados os membros da comissão estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2). A coordenadora da Gerência de Segurança Química do MMA, Mirian de Oliveira, vai apresentar a importância da elaboração dos planos estaduais do P2R2.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/CBMES
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente-Coronel BM
Tel.: 3137-4434
E-mail: bm5emg@yahoo.com.br

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein / Amanda Amaral
(27)3136-3491 / 9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard