13/06/2016 12h36 - Atualizado em 05/10/2016 12h49

Conselho Consultivo da Reserva de Duas Bocas toma posse

Os conselheiros que irão contribuir para a gestão participativa da Reserva Biológica (ReBio) de Duas Bocas, no biênio 2016/ 2017, tomaram posse no último sábado (11). A cerimônia foi realizada na sede da própria Unidade de Conservação (UC) gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), na área rural de Cariacica.

Dezesseis titulares e dezesseis suplentes formam o Conselho Consultivo da ReBio. A composição é bipartite e inclui representantes das comunidades da região de Duas Bocas, de instituições de ensino e do poder público.

O evento contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, que falou das ações de desenvolvimento sustentável no entorno das unidades. “É muito importante a participação dos conselheiros no cotidiano das unidades de conservação”, disse.

Também participaram o diretor presidente do Iema, Albertone Pereira, o gerente de Recursos Naturais do Iema, Fabiano Novelli, a coordenadora de Áreas Protegidas do Iema, Joseany Trarbach, e os guardas ambientais da ReBio de Duas Bocas.

As reuniões dos Conselhos são abertas à comunidade, possibilitando que a população contribua com sugestões aos conselheiros. No entanto, somente os membros do Conselho têm direito ao voto.

Conselho Consultivo da ReBio Duas Bocas
-Poder Público:
I. Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema)
II. Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag)
III. Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan)
IV. Batalhão de Policia Militar Ambiental – (BPMA)
V. Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica
VI. Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Leopoldina
VII. Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Viana
VIII. Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
- Sociedade Civil:
IX. Representantes das comunidades de Roda D’água, Taquaruçu e Trincheiras (Cariacica)
X. Representantes das comunidades de Cachoeirinha, Patioba e Sabão (Cariacica)
XI. Representantes das comunidades de Sertão Velho, Boa Vista e Roças Velhas (Cariacica)
XII. Representantes das comunidades de Pau Amarelo e Meia Légua (Santa Leopoldina)
XIII. Representantes das comunidades de Boqueirão do Santilho (Santa Leopoldina)
XIV. Representantes das comunidades de Duas Bocas e Destacamento (Cariacica)
XV. Representantes das comunidades de São Paulo de Cima e Alegre (Viana)
XVI. Instituições de Ensino Particulares - Universidade Vila Velha (UVV) e Faculdades Integradas Espírito-Santenses (Faesa)

Sobre a ReBio de Duas Bocas
A Unidade de Conservação foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. É de posse e domínio públicos. Sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. Na reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Panela e Naia-Assú. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Área aproximada: 2.910 ha.
Localização: Área rural do município de Cariacica.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27-3636 2591 / 27-3636.2592