28/01/2015 14h22 - Atualizado em 05/10/2016 12h44

Comitê Hídrico declara cenário de alerta no Espírito Santo

A estiagem que atinge o Espírito Santo acarreta impactos sobre os mananciais, gerando a pior crise hídrica dos últimos 40 (quarenta) anos. Em face do cenário de alerta, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), por orientação de Governo, iniciou na primeira semana de janeiro reuniões com representantes de diversas secretarias e autarquias do Governo, formando o Comitê Hídrico Governamental.

A partir daí, foi realizado um trabalho intenso de monitoramento dos principais mananciais que abastecem a população capixaba. Os dados de monitoramento indicam que a vazão medida nos rios Jucu, Santa Maria da Vitória, Benevente, Jabuti e Conceição, entre outros, está apresentando níveis que variam de 30 a 39% do esperado para o mês de janeiro, o que dificulta a captação para tratamento e distribuição.

O diretor-presidente da AGERH, Robson Ribeiro, em entrevista coletiva na tarde desta terça (27), disse que o nível dos rios está muito baixo e há estudos para que, se necessário, ocorrer a captação de água do rio Reis Magos e do rio Doce para a Grande Vitória, “caso o cenário de falta de chuva persista ao longo do mês de fevereiro.”

O período chuvoso, que historicamente se inicia no mês de outubro, contribui para ocorrência destas vazões. Mas a falta de chuvas significativas no Estado durante o verão até o presente momento tem contribuído para redução dos níveis dos rios.

O monitoramento sistemático permitiu que na última semana a Agência identificasse um déficit também nos rios que abastecem a Região Metropolitana da Grande Vitória. Como as previsões de chuva não se confirmaram até o momento, a escassez pode se estender até meados de fevereiro, segundo dados meteorológicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

As medidas anunciadas pela AGERH foram baseadas nas previsões meteorológicas do Incaper, que apontam pouco volume de chuva para os próximos dias. E as medidas permitem um fôlego para o abastecimento.

O Comitê Hídrico, por meio da AGERH, publicará nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial do Estado, a Resolução AGERH 002/2015, que trata do cenário de alerta frente à ameaça de prolongamento de escassez hídrica.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – AGERH
Bruno Zanchetta bruno.costa@agerh.es.gov.br (27) 3317-8729/99975-7843

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592
Imprensa:
Amanda Amaral (27) 9-9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard