20/05/2008 05h55 - Atualizado em 05/10/2016 11h23

Ciclo de mudanças climáticas atrai público na Ufes

Um público estimado em 400 pessoas participa, na tarde desta segunda-feira (20), do Ciclo de Debates Mudanças Climáticas. Durante a abertura do evento foram assinados documentos com o objetivo de elencar ações para o enfrentamento das mudanças climáticas no Estado.

A abertura foi feita pelo governador em exercício, Ricardo Ferraço, que lembrou a importância das ações de preservação dos recursos ambientais. “Este evento demonstra a preocupação do Governo do Estado em firmar parcerias com a sociedade organizada, organizações não-governamentais e empresas privadas comprometidas com a questão ambiental. Estamos colocando este tema na agenda permanente de discussões do Governo”, declarou.

Ricardo Ferraço listou algumas das ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado com o objetivo de prevenir o aquecimento global. “Apesar de este ser um tema global, é necessário o comprometimento local na geração de soluções que possam viabilizar a preservação dos nossos recursos naturais. Entre os programas desenvolvidos pelo Governo do Estado podemos destacar os projetos de recuperação de mananciais e recursos hídricos, tratamento de resíduos sólidos e destinação adequada do lixo, cobertura de esgotamento sanitário e tratamento da água”.

Um dos decretos assinados foi o de reformulação do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, que é um espaço de discussão e que divulga materiais relacionados ao tema. Outro é um termo de cooperação técnico entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e o Instituto de Inovação Estado e Sociedade (IIES). O objetivo é promover estudos relacionados ao tema, como o inventário de emissões de gases estufa (GEE).

Durante a abertura do evento, a secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, destacou o tema mudanças climáticas como uma alavanca de visibilidade para as questões ambientais. “O tema tem contribuído para que as questões ambientais sejam mais discutidas, com maior visibilidade, já que fenômenos como os furacões chamam a atenção da população”, pontua a secretária.

Maria da Glória ainda citou o engajamento de todo o Governo do Estado no enfrentamento dessas mudanças, já que há ações pontuais em muitas secretarias. Ela citou como exemplo o projeto ES Sem Lixão, uma parceira entre as secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e de Desenvolvimento e Saneamento Urbano (Sedurb) em que se prevê a captação do gás metano - um dos gases de efeito estufa - nos aterros sanitários que serão construídos por meio do projeto.

“Ainda podemos citar como exemplo de ação de Governo o decreto que preconiza que toda madeira utilizada em serviços públicos deve ter origem certificada e ainda a posição da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) de só alugar ou comprar carros flex, estimulando o uso do biocombustível”, comentou.

O evento está sendo realizado no teatro da Ufes e conta neste momento com palestra de Carlos Nobre, engenheiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE - Ministério da Ciência e Tecnologia). O evento prossegue até as 19 horas com palestras relacionadas ao tema.

Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Djeisan Lettieri