27/06/2013 10h54 - Atualizado em 05/10/2016 12h11

Ciclistas vão pedalar mais de 400 km pelo litoral do Estado

A equipe do projeto Ecociclarte vai percorrer de bicicleta 277 quilômetros da área costeira do Espírito Santo, desde a Vila de Itaúnas até Vitória, neste sábado (29). O Parque Estadual de Itaúnas, que é administrado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), dará apoio ao grupo, com alojamento e transporte da capital até a Vila.


O objetivo do projeto é catalogar, através de fotos, vídeos e materiais impressos (bibliografia) todas as Unidades de Conservação (UCs), Comunidades Tradicionais e áreas portuárias do litoral do capixaba, além de fomentar iniciativas que busquem soluções mais eficazes para o desenvolvimento, produzindo o debate sobre questões econômicas e socioambientais.

O passeio não é aberto ao público. O grupo que fará o percurso é formando por Rafael Martins, ciclista, fotógrafo e produtor; e Felipe Brito, ciclista, cinegrafista e design gráfico. Rafael tem na bagagem três rotas: Vitória - Domingos Martins; São Mateus – Mucuri (BA); e Ilhéus (BA) – São Mateus.

O percurso será dividido em duas etapas. O primeiro trajeto será de Itaúnas (divisa BA/ES – Riacho Doce) à Vitória. Priorizando a rota pelo litoral, rodovias estaduais e estradas alternativas. Já a segunda parte, de 156 quilômetros, será de Vitória à Presidente Kennedy (divisa ES/RJ), e tem largada marcada para o dia 15 de julho.

Futuramente, a equipe do projeto quer reunir todo o material que vai ser catalogado em um documentário.

Mais informações sobre o projeto:
www.projetoecociclarte.blogspot.com
www.facebook.com/ecociclarte.permaurbs


As Unidades de Conservação (UCs)

Unidades de Conservação (UCs) são espaços territoriais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e com limites definidos, sob o regime especial de administração, às quais se aplicam garantias adequadas de proteção.

Cada UC tem características e objetivos distintos. Em 2000, a Lei nº 9.985, instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e criou dois grandes grupos: Unidades de Conservação de Proteção Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) é responsável pela administração de 16 UCs, totalizando cerca de 0,8% (45.957,50 ha) do território do Espírito Santo.
São elas: Monumento Natural Serra das Torres, Monumento Natural O Frade e a Freira, Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, Parque Estadual de Forno Grande, Parque Estadual de Itaúnas, Parque Estadual de Mata das Flores, Parque Estadual de Pedra Azul, Parque Estadual Paulo César Vinha, Reserva Biológica de Duas Bocas, APA de Conceição da Barra, APA de Goiapaba-Açu, APA de Guanandy, APA da Pedra do Elefante, APA de Praia Mole, APA de Setiba, ARIE Morro da Vargem, RDS de Concha DOstra.


O Parque Estadual de Itaúnas

O local apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do Rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo. O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Em 1992, o Parque foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Localização: Município de Conceição da Barra, na Vila de Itaúnas.
Contato: pei@iema.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral /Mariana Salume
(27) 3636-2591/9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard