16/11/2011 13h07 - Atualizado em 05/10/2016 12h03

Caranguejos e armadilhas são apreendidos em Conceição da Barra

Mais de 200 caranguejos, guaiamuns e pássaros da espécie coleiro foram apreendidos durante operação realizada no território da Área de Proteção Ambiental (APA) de Conceição da Barra, nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15). Os crustáceos e a ave foram soltos na região por servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A vistoria resultou em várias autuações. Entre elas, a de construções e criação de porcos de forma irregular e armadilhas de caça. A ação contou com a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do município, que irá promover durante esta semana a limpeza dos entulhos e aterros oriundos de obras em construção embargadas na ocasião.

Para liberação dos animais apreendidos na operação, foi preenchido termo de entrega voluntária pelas pessoas que os detinham até então. É proibida a cata e comercialização do caranguejo até o dia 30 de novembro em função do período de defeso, quando os animais trocam suas carapaças.

Além disso, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), estão previstas multas e penas de prisão de até três anos para quem destruir ou danificar o mangue, considerado Área de Preservação Permanente (APP).

“Juntamente com a prefeitura, estamos mapeamos áreas de risco localizadas no interior da APA. Também se discute a construção de uma ciclovia, com o intuito de que ela funcione também como uma barreira e contenha o avanço das construções irregulares”,comentou o Coordenador de Áreas Protegidas do Iema, André Tebaldi.

APA de Conceição da Barra

As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) são categorias de Unidades de Conservação (UCs), cujo uso deve ser sustentável, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/00). Há certo grau de ocupação humana em seu território e seus objetivos básicos são: proteger a diversidade biológica; disciplinar o processo de ocupação; assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

A APA de Conceição da Barra foi criada em 13 de novembro de 1998, por meio do decreto estadual nº. 7.305-E, sendo instituída pelo decreto nº 1876-R, em 04 de julho de 2007. A área apresenta ecossistemas característicos de ambientes costeiros, abrigando extensa faixa de restinga em bom estado de conservação, além de manguezal estruturado associado à foz do rio São Mateus, um dos principais motivos de sua criação.

Esta unidade é caracterizada por uma imensa beleza cênica e grande diversidade vegetal e animal. Entre as espécies da fauna ameaçadas de extinção já registradas na área estão a onça-parda, o gato-do-mato e o ouriço-preto. No seu interior existem comunidades tradicionais como Barreiras e Meleiras.

Área aproximada: 7.728 hectares .
Localização: Do manguezal da foz do rio São Mateus até a divisa Sul do município de Conceição da Barra.
Contatos: gap@iema.es.gov.br.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard