23/04/2014 13h46 - Atualizado em 05/10/2016 12h17

Cadeira de rodas está disponível para trilhas no Parque Paulo César Vinha

Depois de um período de testes, a cadeira de rodas para terrenos acidentados, adquirida pelo Projeto Trilha Cidadã, está disponível para utilização gratuita da população durante o horário de funcionamento do Parque Paulo César Vinha, localizado em Guarapari. A atividade proporciona uma série de benefícios, como a inclusão social e melhorias psicossociais, devido ao contato com a natureza.

A equipe do parque passou por uma capacitação, no último dia 17, abordando o acolhimento, procedimentos de empréstimo e manuseio do equipamento com o objetivo de garantir a acessibilidade à principal trilha do Parque, às pessoas que precisam da cadeira de rodas para se locomover.

O uso da cadeira de rodas está restrito ao Centro de Vivência e à Trilha da Restinga, que se inicia próximo à sede e segue até a margem da praia, totalizando 1,5 km. Por não se tratar de cadeira flutuante, é proibido entrar na orla ou na praia. Para garantia da segurança dos usuários, é obrigatório o uso de cinto de segurança durante todo o trajeto realizado e, também, a presença de um acompanhante maior de 18 anos.

A utilização deste serviço será monitorada através de um breve questionário que os usuários responderão para contribuir com a melhoria do serviço e para avaliar a necessidade de aquisição de mais cadeiras de rodas, bem como para a extensão do projeto para outros parques.

Sobre o projeto:

O Projeto Trilha Cidadã foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental(GEA) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em 2011, com a finalidade de incluir as pessoas com deficiência física e intelectual e transtorno mental nas atividades de educação ambiental das Unidades de Conservação.

As ações do projeto são promovidas pelo Iema e desenvolvidas por meio de parcerias com instituições educacionais, assistenciais e de saúde, que incentivam a relação entre o homem e o meio ambiente como instrumento de intervenção psicossocial. Aproximadamente 280 pessoas de instituições assistenciais já foram levadas ao Parque Paulo César Vinha, em Guarapari.

As instituições envolvidas no Trilha Cidadã são: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Santa Mônica, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Guarapari, Apae Vitória, Instituto Luiz Braille, Centro de Prevenção e Tratamento ao Toxicômano (CPTT) Vitória, Escola Estadual de Educação Oral e Auditiva de Vitória e Instituto Nossa Senhora (asilo de Guarapari).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
(27) 3636-2591 / 3636-2592
Imprensa:
Texto: Karol Mayra
Amanda Amaral – (27) 99977-1012
Jovana Mazioli Saccani – (27) 99844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard