03/09/2014 11h59 - Atualizado em 05/10/2016 12h43

Biblioteca itinerante muda rotina de 230 crianças do interior

Além das princesas e dos carrinhos que são encontrados nas literaturas infantis, animais e árvores viraram histórias nos livros que ficam no baú com desenhos de animais encontrados na natureza capixaba. Os livros fazem parte da Biblioteca Itinerante, e em Castelo, estão sendo utilizados em duas escolas públicas municipais do interior, como forma de incentivo à leitura.

A escola Adilson Furlan, em Patrimônio do Ouro, iniciou as atividades no dia 18 de agosto, para cerca de 150 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já na comunidade de Montepio, os cerca de 80 alunos da escola Montepio, iniciaram as atividades da Biblioteca com uma contação de histórias, no último dia 28 de agosto.

A Biblioteca Itinerante chegou às escolas por meio dos Parques Estaduais da Mata das Flores e do Forno Grande, ambos localizados em terras castelenses, e conta com palestras, contações de histórias, dinâmicas e rodas de histórias feitas por um profissional da região contratado especialmente para isso. “Essas atividades incentivam a leitura, desde os pequenos até os maiores, trazendo conhecimento, tanto na parte das histórias infantis quanto no meio ambiente, inclusive do Parque Estadual do Forno Grande”, informou a dinamizadora Scarlatt de Souza Milaré.

Cláudia Márcia Ferreira, pedagoga na escola Montepio, aprova a iniciativa e vê a Biblioteca como um estímulo para os alunos. “Incentiva a leitura, a escrita, a produção, além de trabalhar o meio ambiente que está tão pertinho da gente e que às vezes não damos tanta importância. Temos fantoches, quebra-cabeças, hoje tivemos a apresentação do Parque Estadual da Mata das Flores para eles”, disse a pedagoga.

Ao todo, são cerca de 230 crianças contempladas no interior de Castelo com a Biblioteca. Uma delas é a pequena Amanda Walle dos Passos, que tem sete anos, mora em Patrimônio do Ouro e estuda na escola Adilson Furlan. “Essa é a primeira vez que vimos a Biblioteca Itinerante. Acho legal porque tem muitas atividades que podemos fazer”. Já o Arthur Alves Seschin, de seis anos, que mora em Montepio, ainda não teve oportunidade de ler os livros, mas aguarda ansioso. “Ainda não li nenhum livro, mas quero ler os que falam sobre os animais”, disse o aluno.

Todas as crianças são identificadas com crachás, e os alunos dos quartos e quintos anos, ganham ainda um caderno de leitura. A cada livro lido, a criança é contemplada com um adesivo, que é colado no caderno, e a cada três adesivos, o aluno é premiado com um pacote com figurinhas. Tanto os adesivos quanto as figurinhas são desenhos de animais, os mascotes dos sete Parques Estaduais capixabas envolvidos.

"Aqui a gente tem dever, pintura, e números, por isso acho interessante", disse Rafael Patusse Vicentine, de seis anos, que mora no Patrimônio do Ouro e estuda na escola Adilson Furlan. Seu colega de classe, Gabriel Laquine Coradine, também de seis anos, já vê a Biblioteca como uma diversão. “Aqui tudo é legal, porque temos várias coisas pra fazer”, disse Gabriel, que mora no Córrego de Ubá. As Bibliotecas ficarão no período de um mês nas escolas públicas do interior de Castelo, quando retornarão aos Parques Estaduais da Mata das Flores e do Forno Grande.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592