27/01/2006 20h06 - Atualizado em 05/10/2016 11h18

Belezas do Parque Estadual de Itaúnas encantam os visitantes

No Espírito Santo ainda é
possível encontrar cenários
com áreas verdes de rara
beleza ainda preservada. Esse
é o caso do Parque Estadual
de Itaúnas (PEI). Localizado
na Vila de Itaúnas, em
Conceição da Barra, o Parque
guarda surpresas para os
interessados num contato
direto com a natureza. Quem

visita o local tem a oportunidade de encontrar animais nativos como a jaguatirica, o macaco-prego e a preguiça, além de mais de 140 espécies de aves.

As famosas dunas de Itaúnas são outra grande atração turística do local. Elas foram tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado em 1986 e escondem a antiga vila, soterrada entre os anos 50 e 70. Hoje restam apenas algumas construções, que aparecem de vez em quando entre a areia. De cima das dunas, o visitante tem uma visão privilegiada da área de alagado e do mar que banha a Vila.

O encontro entre o Riacho Doce e o mar, bem na divisa do Espírito Santo com a Bahia, também chama a atenção dos visitantes. Sem falar no pôr-do-sol, que é um espetáculo à parte. O PEI é aberto à visitação pública e funciona de 8h00 às 21 horas, todos os dias. A entrada é gratuita. Os visitantes também podem fazer um passeio pelas trilhas, por meio de visitas monitoradas por funcionários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3762-5196.




Na sede do Parque, o visitante também pode conhecer um pouco mais sobre o Projeto Tamar, que possui uma base no local. As tartarugas preservadas estão ilustradas em uma exposição no Centro de Vivência, que conta ainda com uma mostra permanente sobre o sítio arqueológico da região.

Durante todo o ano, os técnicos do Parque de Itaúnas atendem a escolas e realizam palestras sobre meio ambiente. Já no verão são oferecidas várias oficinas, entre elas a de artesanato, arte, capoeira e cerâmica. E para os amantes do esporte, há ainda a opção de se aventurar pelas trilhas do parque, além dos passeios de caiaque, pelo Rio Itaúnas e a cavalo.

Criado em novembro de 1991, o parque é uma das áreas de preservação ambiental monitorada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).


Informações à Imprensa:
O macaco-prego é uma das espécies encontradas na região.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard