21/01/2014 09h57 - Atualizado em 05/10/2016 12h16

Autorizada a poda de restinga em praias do ES

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (20), uma instrução normativa com regras e procedimentos para o manejo da restinga em praias de Guarapari, Piúma e Vila Velha. O documento autoriza a poda e retirada de algumas espécies em locais onde a vegetação esteja servindo como abrigo para moradores de rua, uso e tráfico de droga.

A instrução, de acordo com Pablo Merlo, gerente de Recursos Naturais do Iema, vem para atender um grande número de solicitações que chegam ao Instituto, porque sem regulamentação os municípios ficavam impedidos de fazer qualquer intervenção na área de restinga.

“Todos os procedimentos, de como deve ser feita a poda ou substituição de espécies, estão bem explicados. Se forem seguidas nossas recomendações não haverá danos ao meio ambiente”, explica Pablo.
As praias onde está autorizada a poda ou retirada de espécies são: Itaparica e Praia da Costa, em Vila Velha; Maria Neném, em Piúma; e Santa Mônica, em Guarapari.

Restinga

A restinga é a formação vegetal localizada paralelamente à região costeira, podendo ser encontrada em praias, cordões arenosos e também nos estuários dos rios. Para evitar sua degradação e preservar a função de fixadora dos sedimentos e estabilizadora de dunas e mangues, a restinga é enquadrada no Código Florestal como Área de Preservação Permanente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592
Amanda Amaral / Flavio de Almeida Santos
(27) 99977-1012 / (27) 99844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard