13/05/2008 05h23 - Atualizado em 05/10/2016 11h23

As oportunidades do Mercado Ambiental, dentro da perspectiva do agronegócio, serão tema de debate em seminário na próxima sexta-feira (16)

Diante de um cenário de desenvolvimento econômico pelo qual passa a região do extremo norte do Estado, com relação ao agronegócio, faz-se necessária uma ampla discussão sobre a busca da sustentabilidade ambiental e social. Para dar conta dessa realidade, será promovido o seminário “Mercado Ambiental e o Setor do Agronegócio”, que acontece às 9 horas, na Universidade Aberta para Todos (UAB), em Conceição da Barra.

O encontro tem como objetivo contribuir para a consolidação de uma base econômica forte e duradora, pautada na sustentabilidade da Região do Extremo Norte, dentro das perspectivas do agronegócio.

O evento é promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Extremo Norte Capixaba - Consórcio Prodnorte em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Ecos e Prefeitura de Conceição da Barra. Inscrições e informações por meio dos telefones podem ser obtidas pelos telefones: (27) 3345-4222 e (27) 3762-0208.

Região

Essa região tem como potencial econômico o agronegócio - fruticultura (mamão formosa, coco e goiaba), garantia de renda para pequenos e médios produtores e pecuária (gado de corte). Entretanto, investimentos aceleram a movimentação de outras culturas: eucalipto e a cana-de-açúcar.

Concentra uma grande área de plantação de eucalipto e também conta com investimentos na indústria sucroalcooleira. Com usinas de álcool operando em Boa Esperança, Conceição da Barra e Pedro Canário, a região recebe investimentos com a construção de uma nova usina em Montanha. Os projetos para os municípios ganham ainda mais incentivos com o aumento do plantio de cana-de-açúcar.

1ª Caminhada Ecológica de Conceição da Barra

Dentro da programação do seminário acontece a 1ª Caminhada Ecológica de Conceição da Barra. Os participantes da atividade percorrerão o trajeto da Maria Fumaça - da sede do município até o entorno do Parque Estadual de Itaúnas. A máquina, que funcionou até a década de 70, possibilitava o transporte de madeira do local denominado Paiol, a cinco quilômetros da sede, onde as peças eram embarcadas em navios e transportadas para outros centros do país. A caminhada acontece no próximo sábado (dia 17), às 8 horas, com saída da praça Prefeito José Luiz da Costa, Conceição da Barra.

Programação:
9 horas – Palestra: “Os grandes desafios do desenvolvimento da Região do Extremo Norte: Expansão do Agronegócio e as questões de natureza ambiental e social”.
10h30 – Mesa Redonda: “Cenário Atual da demanda e perspectivas do agronegócio com foco na expansão da cana, florestas e fruticultura no Extremo norte capixaba”.
Participantes: Infinity; Aracruz Celulose; Associação de Produtores Rurais; Iema
Instituto Ecos; Idaf; Incaper; Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo (Setades)
14h30 – Palestra: “Desenvolvimento Regional Sustentável - Conflitos do uso da água – outorga e gestão de efluentes líquidos”
15h30 – Debates