08/10/2008 10h45 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Animais feridos em incêndios recebem abrigo em sedes de parques estaduais

A sede do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, está servindo de abrigo para 12 animais que foram resgatados em sua zona de amortecimento. Eles fugiram de um incêndio que começou no último domingo (05), na mesma área, e que está sendo combatido por funcionários da unidade, voluntários e a Brigada de Incêndio da Aracruz Celulose.

Foram resgatados até o momento uma paca, um tamanduá, nove gambás e um tatu. A paca não suportou as queimaduras e morreu nesta terça-feira (07). O restante dos animais feridos deve ser encaminhado, ainda esta semana, para centros de reabilitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

O fogo começou em uma área que fica localizada a aproximadamente um quilômetro do PEI, em uma plantação de eucalipto, e avançou para uma Reserva Legal da empresa Aracruz Celulose. A dificuldade no combate ao fogo, segundo a equipe que trabalha no local, está no fato de o incêndio estar em uma área de turfa. Desse modo, o fogo penetra no subsolo, destruindo assim as espécies pela raiz e dificultando sua extinção.

Ainda não há uma estimativa do tamanho da área afetada pelo incêndio. A zona de amortecimento do Parque Estadual de Itaúnas abriga animais como cachorro do mato, veados, lontras e capivaras. Além disso, conta com espécies vegetais como angelim, peroba, biribá, dentre outros tipos de vegetação.

Setiba

No Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Setiba, Guarapari, também há filhotes que estão recebendo cuidados especiais em função do incêndio que aconteceu nessa Unidade de Conservação em setembro último.

No local há 14 filhotes de gambá e um de macaco-prego. Acredita-se que esses animais ficaram órfãos durante a queimada que atingiu aproximadamente 400 hectares do Parque.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 / 9972-4492
E-mail: comunicação@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard