08/08/2006 08h47 - Atualizado em
05/10/2016 11h19
8º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas conta com cerca de 900 participantes
“Águas dos dias passados, águas dos dias presentes, a fonte não é permanente”. Foi com esse refrão de alerta que o coral do projeto “Mudas que Mudam” abriu o 8º Encontro Nacional de Comitês Bacias Hidrográficas, que acontece no Centro de Convenções da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha.
Aproximadamente 900 pessoas de vários estados brasileiros estão participando do encontro, no qual são discutidos o funcionamento, a sustentabilidade e a gestão participativa nos comitês, que são organismos de decisão sobre as bacias hidrográficas.
Nessa terça-feira (08) serão apresentados dois trabalhos de comitês do Espírito Santo. Um deles é sobre o processo de mobilização para a formação do Comitê do Rio Guandu, que abrange os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Laranja da Terra e Baixo Guadu. Outra experiência é sobre o Programa de Educação Ambiental da Bacia do Rio Itapemirim. No total, mais de 80 trabalhos serão expostos durante todo o encontro que prossegue até a próxima quinta-feira (10).
Durante a abertura do evento, a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, destacou que o encontro é um grande laboratório de troca de experiências que podem ajudar a todos os estados participanetes na gestão das águas.
Já o gerente de Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Fábio Ahnert, afirmou que o evento fortalece o conceito de bacia hidrográfica que não visa a questões administrativas, mas os limites da natureza é que estabelecem as ações.
Também durante o encontro, o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Lupércio Ziroldo, enfatizou que o 8º encontro representa a concretização de um ideal, que é a gestão descentralizada de recursos hídricos.
Além da abertura oficial, nessa segunda-feira (07) aconteceu a posse da diretoria provisória dos Comitês dos Rios Santa Maria do Doce e Itapermirim. A presidente do Conselho Regional de Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, recebeu ainda documentos para a criação dos comitês do Rios Guandu e Santa Maria da Vitória
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 / 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br