29/03/2006 11h01 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

2º Fórum Águas do Rio Doce começa hoje (29)

O 2º Fórum Águas do Rio Doce começa hoje (29) em Colatina, no Norte do Estado. Com uma programação voltada para a discussão de temas relacionados à Bacia do Rio Doce, o evento conta com como palestras, seminários técnicos, mostras científicas, e uma feira em que os atores envolvidos expõem suas ações.
Além disso, é composto por uma programação voltada para o público infantil, em que as crianças poderão participar de oficinas, com 40 monitores indicados por escolas da região do entorno do Rio Doce, que vão atender cerca de nove mil crianças. Vinte escolas ainda expõem trabalhos dos alunos, como desenhos sobre a Bacia.
A programação ainda conta com reuniões destinadas a um público específico, mas podem ser visitadas por interessados. A reunião do Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Doce, por exemplo, é uma convocação para todos os membros do comitê, mas estará aberta a participação de todos.
O Fórum vai ocupar uma área coberta de quase três mil metros quadrados, abrigando 240 toneladas de equipamentos.
Para o evento é esperado um público de mais de 20 mil pessoas durante os três dias.
O Fórum é um dos maiores encontros relacionados à água do Brasil e segue até sexta-feira (31).

Abertura

Na abertura do evento será assinado um acordo de cooperação técnica entre Seama/Iema e a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos (SRH) que define ações de apoio técnico da SRH a órgãos estaduais.
Por meio do acordo, a SRH passa a apoiar o Iema na construção do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com atenção especial para a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos. O plano aponta diretrizes para ações de gestão das águas do Estado a longo prazo. Estabelecerá programas e metas para a gestão dos recursos hídricos e para melhoria dos índices de qualidade de água no Espírito Santo.


Bacia do Rio Doce

A Bacia do Rio Doce é formada por 28 municípios capixabas e mais de 200 mineiros. Apesar da maior parte do território estar em Minas Gerais, é o Estado do Espírito Santo quem recebe as principais conseqüências do que se faz rio acima. Exemplo disso são os atuais sinais de assoreamento e degradação de seus rios.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 // 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard