10/02/2025 15h09

Zoneamento Costeiro será integrado ao Plano Diretor Urbano de Aracruz

O Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do Espírito Santo (ZEEC-ES) será integrado ao Plano Diretor Urbano (PDU) do município de Aracruz com a inclusão de informações que auxiliarão na organização territorial costeira do município. O resultado será a facilitação de investimentos e atuação de empreendedores de forma sustentável em Aracruz num futuro próximo.

O coordenador do ZEEC, Danilo Soares Monte-Mor, apresentou o projeto que está na fase de coleta de dados em reunião, nessa quinta-feira (06), na sede da Administração Municipal de Aracruz, que contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho e seu secretariado, além do coordenador do eixo ambiental do projeto, o pesquisador Jonathas Barreto.

“Não há nada melhor do que o próprio município definir o que precisa para se desenvolver. Esse é o nosso primeiro contato com o município e um passo essencial para garantir um crescimento ordenado e sustentável para Aracruz”, destacou o coordenador.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, a inclusão do Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) na revisão do Plano Diretor Urbano (PDU) de Aracruz é um passo extremamente positivo e necessário para o desenvolvimento sustentável da região. “A iniciativa demonstra um compromisso claro da gestão municipal em equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental, o que é essencial em um mundo onde os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados. E é preciso ter uma visão integrada”, destacou o secretário.

Os representantes do município receberam com entusiasmo a realização do mapeamento que permitirá que a cidade cresça de forma organizada e sustentável, preservando suas belezas naturais e fomentando o desenvolvimento econômico e turístico. O ZEEC será um grande aliado para a comunidade pesqueira.

Já Monte-Mor, ressaltou a importância do compartilhamento de informações para a integração do ZEEC ao PDU. “Incorporar esse mapeamento ao Plano Diretor Urbano será um grande avanço para a cidade". Ele explicou que o Zoneamento está em fase de apresentação aos municípios litorâneos e coleta e análise de uma ampla gama de dados ambientais por pesquisadores, para garantir embasamento técnico e científico para a tomada de decisões sustentáveis e estratégicas na gestão do território costeiro capixaba.

 

Informações à Imprensa:
 
Assessoria de Comunicação da Seama
 Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
 (27) 99956-0609
 meioambiente.es@gmail.com
 Instagram: @meioambientees
 Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard