04/04/2019 17h14

Workshop debate pontos de análise para gestão dos resíduos sólidos no Estado

O workshop com o Comitê Gestor sobre Resíduos Sólidos (Cogeres), biênio 2019/2020, foi realizado na tarde desta quinta-feira (4), na Universidade Federal do Espírito Santo. O estudo dos rejeitos e sua reinserção em novos ciclos de transformação industrial foi um dos pontos de análise para monitoramento da Gestão Estadual dos Resíduos Sólidos.

Um dos objetivos do workshop é a análise dos pontos de correção sugeridos pelo Cogeres, Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) e Pontos Focais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Debruçados sobre o “Diagnóstico sobre a Gestão de Resíduos Sólidos do Espírito Santo”, os participantes também consideraram as sugestões advindas da consulta pública do site do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-ES). O diagnóstico ficou disponível para esclarecimentos da população por um período de 20 dias.

Os membros do Cogeres, GTA e Pontos Focais tiveram os mesmos 20 dias para apontar sugestões ou correções por meio dos Formulários de Avaliação. Ao todo foram recebidas 310 sugestões, sendo 273 aceitas e que serão atendidas na revisão do diagnóstico. As outas 37 sugestões foram debatidas no workshop e as respostas aos questionamentos foram enviadas aos envolvidos e estão disponíveis em versões impressas para consulta.

Vinte anos

O PERS-ES é um instrumento exigido pela Lei Federal n.º 12.305/2010 (regulamentada pelo Decreto Federal n.º 7.404/2010) e Lei Estadual n.º 9.264/2009 que instituíram as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. Sua implementação possibilitará planejar as ações de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no âmbito do Estado do Espírito Santo para os próximos 20 anos.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Fabrício Machado, com a análise dos pontos de correção sugeridos pelo Cogeres, GTA e Iema, será possível fazer comparativos dos modelos de gestão dos resíduos sólidos. “Foi realizado um diagnóstico de oportunidade e ameaças percebidos e avançamos em mais um importante degrau para a entrega do PERS-ES”, avaliou.

A partir do workshop será formada uma nuvem de temas que são percebidos como relevantes para a realidade capixaba. Participaram doencontro representantes dos setores público e privado, da sociedade civil, do setor industrial e das secretarias do Estado e dos municípios.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard