Trilha Educativa Virtual da Seama vence Prêmio Inoves
Na noite dessa terça-feira (10) foram anunciados os vencedores do Prêmio Inoves do Governo do Estado e a equipe de educação ambiental e os servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) receberam a notícia da premiação do projeto Trilha Educativa Virtual, na categoria Projeto de Ideia.
Idealizado pelo servidor Rodrigo Almeida de Oliveira que integra a gerência de Educação Ambiental da Seama, o projeto visa promover a valorização das unidades de conservação do Estado por meio de uma experiência educativa imersiva e tecnologicamente inovadora. Toda proposta foi feita em conjunto com o setor de educação ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema)
A trilha Educativa Virtual integra tecnologias de realidade virtual (VR) e 360 graus à educação ambiental, criando uma experiência educativa imersiva e interativa. Ao desenvolver trilhas interpretativas virtuais nas unidades de conservação do Espírito Santo, o projeto oferece um meio acessível e inclusivo de sensibilização ambiental. A utilização da gamificação torna o aprendizado mais envolvente, incentivando a exploração e a retenção de informações.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, o prêmio coroa duas vitórias da Gerência de Educação Ambiental: “Primeiramente, acreditar no potencial do projeto como mecanismos de promoção a uma educação ambiental mais engajada e responsável, aproximando as pessoas às Unidades de Conservação do Estado, já torna a iniciativa louvável. Além disso, mostra que o empenho da equipe da Secretaria em provar que unindo inovação, criatividade e compromisso ambiental sempre pode gerar uma excelente ideia.”
O idealizador Rodrigo Oliveira explicou que o projeto nasceu de uma necessidade de revisitar os processos tradicionais de educação ambiental, que para ele, enfrenta dificuldades em manter o engajamento e a motivação de estudantes e do público em geral.
“Métodos convencionais, como palestras e visitas presenciais, muitas vezes não conseguem competir com as tecnologias modernas que capturam a atenção das pessoas, especialmente dos jovens. Há uma necessidade crescente de integrar tecnologias inovadoras na educação ambiental para tornar o aprendizado mais envolvente, interativo e acessível”, informou o servidor.
Segundo a gerente de Educação Ambiental da Seama, Ester Sabino, a inovação do projeto está justamente na capacidade de democratizar o acesso ao conhecimento ambiental, algo que já é pensado no Programa Trilha cidadã da Gerência de Educação Ambiental do IEMA, e que ganha uma nova abordagem com a interface tecnológica, permitindo que pessoas com limitações físicas, sensoriais ou geográficas explorem as unidades de conservação de maneira realista e envolvente.
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