28/08/2017 17h20

Técnicos ambientais participam de capacitação sobre acidentes com produtos químicos

Técnicos ambientais de 30 municípios do Estado participam, nesta semana, de uma capacitação sobre Padrão de Atendimento Emergencial com Produtos Químicos Perigosos. Nesta segunda (28) e terça (29), o treinamento conta com a presença de técnicos dos municípios do sul do Estado que já realizam licenciamento ambiental e que são cortados pelas BR-262, BR-101 e BR-259. Na quarta (30) e quinta-feira (31) o treinamento vai ser oferecido para os municípios do norte.

O instrutor do treinamento, o diretor de operações da empresa WGRA, José Lúcio da Silva, falou sobre o caráter preventivo do curso: “O objetivo é treinar e capacitar os técnicos ambientais para que eles tenham capacidade de avaliar e manter ações de controle em acidentes envolvendo produtos perigosos ou poluentes até a chegada de recursos mais estruturados”, disse.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Santa Teresa, Santo Pereira de Melo, a preparação ajuda em uma melhor gestão ambiental. “A capacitação é muito importante porque aprendemos a lidar com uma situação que pode ocorrer nos municípios e, assim, vamos saber como reagir em casos de acidente”.

A iniciativa é do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a WGRA, empresa de atendimento a emergências ambientais.

Licenciamento

Os treinamentos realizados pelo Iema são para capacitar os técnicos ambientais dos municípios que já realizam licenciamento, são eles: Anchieta, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Castelo, Domingos Martins, Guarapari, Itapemirim, Jaguaré, Linhares, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Rio Bananal, Santa Teresa, São Domingos do Norte, Rio Bananal, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Texto: Izadora Roriz

Assessoria de Comunicação

Andréa Pirajá

Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012

www.facebook.com/MeioAmbienteES

Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard