08/03/2019 17h53 - Atualizado em 08/03/2019 17h56

Servidoras debatem importância do universo feminino nos tempos atuais

Foto: Paulo Sena - Seama/Iema

A homenagem ao Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8) na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi marcada pelos temas igualdade, construção de mudanças e sororidade. O evento ocorreu no auditório Maria Emília Moreira e envolveu mais de 100 mulheres durante todo o dia.

Na abertura, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Fabrício Machado destacou que o Governo do Estado do Espírito está centrado nas formas inovadoras para a defesa da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.

“O governador Renato Casagrande tem focado atenção especial às mulheres que estão no sistema de proteção social, permitindo acesso aos serviços públicos para o combate à violência doméstica e qualquer tipo de discriminação de gênero”, acentuou Fabrício Machado.

Dividir histórias

A primeira palestra do evento “Combate à Violência Doméstica”, com a militante da causa feminina Juliana Russo, mostrou como é importante dividir histórias de vida para superação e criação de medidas que combatam a violência doméstica. Em seguida, houve apresentação de vídeos e uma roda de conversa intitulada “Entre nós, mulheres” onde as participantes puderam praticar a sororidade ouvindo umas às outras para explanar experiências.

Na parte da tarde o evento contou com abertura do diretor do Iema, Alaimar Fiuza, que enfatizou a necessidade das mulheres se unirem no 8 de março para celebrarem um futuro construído com respeito e igualdade de gênero. “Vocês estão de parabéns por estarem aqui hoje debatendo esse tema e lutando por uma sociedade melhor, com respeito e menos violência de gênero”, enfatizou o diretor do Iema.

A “Saúde do Corpo” foi tema da palestra com Bruna Sena, fisioterapeuta e dermato funcional, e serviu para explicar melhor a importância do amor próprio e dos cuidados necessários para a melhor qualidade de vida.

Encerrando o evento, a palestra “Mulheres, Autoconhecimento, Autoaceitação e Autoamor”, com a servidora do Iema Juliana Gomes, que é coach em sexualidade e relacionamentos, estreitou o laço de interação entre as participantes. Com bastante energia e disposição, as mulheres presentes elogiaram a realização do evento em clima de descontração e diversão após o sorteio de brindes.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard